Coimbra: Diretora-executiva do Alpha Portugal diz que é precisa «uma nova liderança na Igreja Católica»

Isabel Gaspar falou à Agência ECCLESIA no âmbito de uma conferência especialmente orientada para os jovens

Coimbra, 09 jan 2017 (Ecclesia) – A diretora-executiva do Alpha Portugal diz que é precisa uma “nova liderança na Igreja Católica”, que consiga chegar de forma mais eficaz às pessoas e a um contexto marcado pelo “decréscimo da prática cristã”.

“Hoje já existem lideranças, já existem estruturas, mas é preciso inovar em modos de estar, de evangelizar, são precisos novos métodos para transmitir a Boa Nova a um mundo que cada vez mais não quer saber de religião, que cada vez mais não quer saber do cristianismo”, sustenta Isabel Gaspar.

Esta responsável falou à Agência ECCLESIA hoje em Coimbra, no âmbito da conferência nacional Alpha E+Enovar 18, que está a decorrer até este sábado no auditório do Conservatório de Música daquela cidade.

Como o nome indica, trata-se de uma iniciativa especialmente orientada para jovens a partir dos 18 anos.

No programa do evento estão oradores como o presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores, João Pedro Tavares; o sacerdote canadiano James Mallon, o pastor Evangélico Alfonso Cherene e o padre espanhol José Maria de Lamadrid.

Para Isabel Gaspar, a Igreja Católica precisa “muito” de uma nova geração de líderes, capazes de falar “para dentro” mas sobretudo para fora, para a “sociedade”, em “cada meio onde as pessoas estão inseridas, no trabalho, na família”.

“Há muita gente a querer fazer esta experiência de encontro com Cristo mas precisam de alguém que os encaminhe, que os oriente para chegar lá”, aponta aquela responsável.

Os Cursos Alpha nasceram em Londres, no Reino Unido, no meio da Igreja Anglicana para propor as bases da fé cristã ao homem moderno afastado da Igreja e da sua proposta.

Em Portugal, estas iniciativas começaram no ano 2000, no Arciprestado de Cantanhede, Diocese de Coimbra, e estão atualmente a desenvolver-se um pouco por todo o país.

Quem participa nestas formações fica por sua vez habilitado a promover um Curso Alpha na sua paróquia.

Isabel Gaspar espera que através desta conferência, mais jovens se sintam “chamados” a participar e a contribuir para o testemunho da fé, junto da realidade onde estão inseridos.

Com uma configuração tipicamente de primeiro anúncio, os cursos Alpha estão hoje disseminados um pouco por todas as denominações cristãs, sobretudo na Igreja Católica.

O curso decorre em dez serões semanais, e um fim-de-semana normalmente a meio dos trabalhos, sendo que cada sessão semanal tem a duração de duas horas.

Cada projeto assenta numa boa equipa de leigos, espiritualmente sólida, de acordo com o pároco.

Os Cursos Alpha são vistos atualmente pela Igreja Católica como uma boa oportunidade para as paróquias se renovarem e já têm sido alvo de reflexão e abordagem por parte de várias dioceses e conferências episcopais.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top