Coimbra: Bispo presidiu às exéquias do presidente da Associação Académica

«O grão que somos sobre esta terra tem um valor infinito», disse D. Virgílio Antunes

Foto: Diocese de Coimbra

Coimbra, 17 fev 2022 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra presidiu esta quarta-feira às exéquias do presidente da Associação Académica, Cesário Silva, falecido no sábado, aos 24 anos, após um acidente de viação.

“A morte do Cesário é uma grande surpresa para ele, que estava atento à realidade e decidido a gastar-se em favor dos outros e em favor do bem comum, assumindo concretamente a maior responsabilidade dentro da Associação Académica de Coimbra, mas também em outras atividades de âmbito humanitário, social e inclusivamente religioso”, referiu D. Virgílio Antunes, dirigindo-se às centenas de estudantes presentes na Capela de S. Miguel e no Pátio das Escolas.

O bispo de Coimbra destacou a missão dos jovens, como “buscadores da verdade por meio do estudo, da ciência, do progresso global, do pensamento e da envolvência na ação de promoção humana integral”.

Numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA e publicada online, D. Virgílio Antunes referiu que Cesário Silva deixa uma “sua pegada bem visível” na vida de muitos, “na Academia de Coimbra, nos tantos jovens que inspirou na vida e pode continuar a inspirar, mesmo na morte”.

O grão que somos sobre esta terra tem um valor infinito e precisa de ser tratado com essa dignidade, com trabalho e com amor. Fica o desafio deste momento e desta vida, agora fisicamente separada de todos nós: pelo estudo, pelo conhecimento, pela investigação, pelo progresso chegaremos mais longe; importa que tudo se harmonize bem dentro de nós com o auxílio da reflexão, do silêncio, da meditação, da gratidão, da oração, da definição inteligente dos horizontes da vida”.

O bispo de Coimbra elogiou o empenho das novas gerações para promover “caminhos de renovação pessoal e comunitária”.

“Que a passagem da vida do Cesário pelas nossas vidas nos deixe diferentes, mais atentos e disponíveis para os bons ideais que trazemos inscritos no nosso ser, que a luz do seu sorriso ilumine os nossos sorrisos mesmo nos dias tristes”, apelou.

OC

Partilhar:
Scroll to Top