CEP: Casimiro Rosa era um «homem bom, que deu a sua vida ao serviço da Igreja»

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais e patriarca de Lisboa agradecem ao produtor de transmissões religiosas na rádio e na televisão, que faleceu este domingo

Foto: Agência ECCLESIA

Lisboa, 14 out 2024 (Ecclesia) – A Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais e o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, da Igreja Católica em Portugal, divulgaram hoje uma nota em homenagem a Casimiro Rosa.

“Tendo tomado conhecimento do falecimento do senhor Casimiro Rosa, produtor de transmissões religiosas em diversos meios de comunicação social, a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, através do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e da Agência Ecclesia, presta homenagem a um homem bom, que deu a sua vida ao serviço da Igreja”, pode ler-se na mensagem.

Casimiro Rosa faleceu este domingo, confirmou a Agência ECCLESIA junto da família.

O órgão da Conferência Episcopal Portuguesa assinala que o produtor de transmissões religiosas na rádio e na televisão, “com fidelidade, trabalhou na retaguarda de vários palcos, procurando o melhor para o serviço de verdadeira evangelização a que sempre se dedicou”.

“A Igreja Católica e a Comunicação Social em Portugal devem-lhe muito, não só pela entrega a uma causa que poucos abraçam com tanta paixão, como a determinação em fazer chegar aos portugueses celebrações religiosas muito relevantes para os crentes, a partir do contacto com muitas comunidades, de norte a sul do país. Obrigado!”, expressa.

O patriarca de Lisboa também reagiu à morte de Casimiro Rosa, manifestando “pública solidariedade à família e à TVI”.

Numa nota publicada no sítio online do Patriarcado de Lisboa, D. Rui Valério dá graças “pelo trabalho empenhado e generoso” do produtor “ao longo de tantos anos, quer na televisão, quer na rádio”.

“Casimiro Rosa foi uma daquelas vidas escondidas que fez muito bem a muita gente: pelo seu trabalho, muitas pessoas receberam a transmissão das celebrações da Santa Missa, sentindo mais próxima a Palavra de Deus e a companhia da Igreja”, escreveu o patriarca.

“O Patriarca eleva a Deus uma especial oração pelo descanso de Casimiro Rosa, pedindo igualmente que seja recompensado pelo seu serviço a Deus e à Igreja”, conclui.

Casimiro Rosa, colaborador da TVI desde a sua fundação, em 1993, foi produtor da programação religiosa da estação, nomeadamente a transmissão da Missa ao domingo, do ângelus a partir de Roma e do programa “Oitavo Dia”, da autoria do Padre António Rego.

Começou o percurso na rádio, primeiro como paquete na Emissora Nacional, depois na RDP e na Renascença e, quando iniciou o projeto da TVI, acompanhou o Padre António Rego, então diretor de informação e coordenador da programação religiosa.

O corpo de Casimiro Rosa chega hoje, pelas 15h00, à Igreja de São Domingos de Benfica, onde decorre o velório; o funeral realiza-se esta terça-feira, às 14h00, sendo celebrada antes a Missa de corpo presente.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top