Castelo Branco: Festa de Nossa de Mércoles decorreu sem multidão, mas «nenhuma pandemia» impede presença de Maria

Celebração teve transmissão online

Castelo Branco, 28 Abr 2020 (ECCLESIA) – O padre Nuno Folgado presidiu hoje à Festa de Nossa Senhora de Mércoles, em Castelo Branco, com transmissão online, sublinhando que “nenhuma pandemia proíbe e desaconselha” a presença de Maria no meio do seu povo.

Este ano, a romaria de Nossa Senhora de Mércoles (Diocese de Portalegre-Castelo Branco) decorreu à porta fechada e sem a presença de multidão, mas para o sacerdote a “maior festa” é aquela que Maria “faz o ano inteiro”.

Depois de agradecer às autoridades autárquicas, o padre Nuno Folgado, que teve como concelebrante o padre André Beato, referiu que “não há monotonia mais difícil de suportar do que esta novidade” da Covida-19, que “afasta e assusta”.

“Não sei há quantos anos a romaria não se fazia, mas ninguém vivo tem memória disso”, lembrou o presidente da celebração.

A romaria, indicou o padre Nuno Folgado, “faz-se de vidas”, apesar das pessoas se sentirem “pequeninas diante de algo tão pequenino e invisível e que não se controla”.

Este tempo de confinamento social faz com que as pessoas se confrontem “o que assusta e enclausura”, reforçou o sacerdote da Diocese de Portalegre Castelo-Branco.

Numa pequena elevação coberta por oliveiras e azinheiras, o cabeço de Mércoles, a três quilómetros de Castelo Branco, para noroeste, foi construída uma ermida, que sofreu várias alterações e a sua fundação é atribuída aos Templários, em finais do século XII.

LFS

 

Castelo Branco: Festa da Senhora de Mércoles celebrada sem lado lúdico mas com o coração

Partilhar:
Scroll to Top