Cáritas Portuguesa apresenta «boas práticas»

Seminário «Desafios da Cidadania Hoje» decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Lisboa, 29 nov (ECCLESIA) – A Comissão para a Cidadania da Cáritas Portuguesa promoveu hoje um seminário sobre os “Desafios da Cidadania Hoje” onde foram apresentados projetos e boas práticas em curso na sociedade portuguesa promotoras de respostas sociais e dinamizadoras do bem comum.

Margarida Neto, coordenadora da Comissão para a Cidadania da Cáritas Portuguesa, referiu na sessão de abertura, que o seminário foi promovido para discutir “questões de cidadania” e analisar o papel dos cristãos enquanto “cidadãos empenhados” na sociedade.

Durante o dia, projetos “menos conhecidos” do público e que “estimulam e põem em prática a noção de bem comum” foram apresentados e debatidos pelos seus criadores ou atores, num encontro que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Para o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, a presença no encontro de promotores de diferentes projetos sociais “representa a vontade de rasgar novos caminhos na relfexão sobre o papel dos cidadãos na construção do bem comum”.

“Conseguiremos cumprir a nossa missão, se formos capazes de convergir em tudo o que possa favorecer a concretização dos ideais democráticos”, desenvolve Eugénio Fonseca, acrescentando ainda que “os tempos difíceis que o mundo está a atravesar “não devem ser motivo de “desalento” para os cidadãos.

O presidente da Cáritas Portuguesa afirmou a importância de “cooperar como verdaderos concidadãos, lutando para que todos se sintam artífices de uma sociedade onde a democracia dê lugar à fraternidade”.

No seminário “Desafios da Cidadania Hoje” foram apresentados os projetos no âmbito da educação, desenvolvidos pela Escola Superior de Educação Paulo Frassinetti, pela Orquestra Geração, no Bairro Fonsecas e Calçada e no Corpo Nacional de Escutas.

No setor empresarial, o seminário apresentou os projetos “Economia de Comunhão”, “A Turma do Bem” e a “Fundação Agir Hoje”.

Os projetos “Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade”, “Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego” e “Missão País” marcaram o debate sobre “Política e Comunidade”.

Antes da sessão de encerramento, presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o seminário apresentou projetos  sociais desenvolvidos em proximidade, nomeadamente “Casa de Santa Isabel”, “Refood” e “Projeto Semente 3”, e apresentou o projeto de formação da Cáritas Portuguesa “+Próximo”.

CP/PR

Partilhar:
Scroll to Top