BTL 2024: Igreja Católica vai dar a conhecer «projetos inovadores» ligados ao Turismo Religioso/Espiritual

Destaque é o lançamento da obra «Caminhos e Destinos da Pastoral do Turismo Laudato Si»

Lisboa, 21 fev 2024 (Ecclesia) – A Pastoral do Turismo – Portugal (PTP) e o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI), da Igreja Católica, vão dar a conhecer “projetos inovadores ligados ao Turismo Religioso/Espiritual” na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2024.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) informa que o lançamento da obra ‘Caminhos e Destinos da Pastoral do Turismo Laudato Si’, no dia 29 de fevereiro, pelas 15h00, é o destaque das diversas ações previstas para a “maior feira de turismo nacional”.

“Este é um documento fundamental, na nossa perspetiva, para a reflexão e trabalho futuros nesta área, em que a Igreja Católica deve ter uma presença forte, já que o turismo é, atualmente, uma das maiores indústrias do mundo e, no nosso país, representa uma percentagem muito elevada do PIB, para além de ser uma enorme fonte de emprego e de acolhimento de muitos turistas, provenientes de muitos países”, explica o diretor da Pastoral do Turismo – Portugal, o padre Miguel Neto.

O livro ‘Caminhos e Destinos da Pastoral do Turismo Laudato Si’ reúne “todo o trabalho e reflexão” desenvolvido nas V Jornadas Nacionais da PTP (2 a 4 de fevereiro 2023), com o tema ‘A Caminho de uma pastoral Laudato Si’, em Coimbra (Seminário Maior).

A nova publicação vai ser apresentada numa conferência/debate na Bolsa de Turismo de Lisboa com a presença de Carlos Costa, coordenador científico e relator da estratégia para o caminho futuro de uma Pastoral Laudato Si, de D. José Traquina,  bispo de Santarém e presidente da Pastoral Social e Mobilidade Humana, a comissão episcopal que tem a área do turismo na CEP, e o padre Miguel Neto.

A Pastoral do Turismo – Portugal (PTP) informa que vai também assinar, durante a apresentação desta obra, a proposta de adesão à Plataforma Nacional de Turismo (PNL).

A Pastoral do Turismo – Portugal e o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja vão dinamizar outras ações na BTL 2024, entre 28 de fevereiro a 3 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, onde marcam presença a convite do Município de Ourém, que junta no seu espaço diversas instituições, procurando “dar grande destaque à temática do Turismo Religioso e Espiritual”.

O programa oficial do evento conta com a apresentação da página na internet e aplicação (app) do ‘Quo Vadis’, serviço ligado ao Turismo Religioso do Patriarcado de Lisboa, pelo seu coordenador, José Manuel Pimenta, pelas 14h00, do dia 28 de fevereiro.

No mesmo dia, o primeiro da Bolsa de Turismo de Lisboa, o reitor do Seminário Maior de Coimbra, o padre Nuno Santos, vai apresentar o projeto que se desenvolve nesse espaço diocesano, numa conversa sobre Turismo Espiritual, pelas 15h00.

No dia 29 de fevereiro (quinta-feira), o Santuário de Cerejais, na Diocese de Bragança-Miranda, vai dar a conhecer o projeto que dinamiza, que tem com profunda ligação a Fátima e à sua mensagem, pelas 16h00.

As propostas da Pastoral do Turismo – Portugal e do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja na BTL 2024, no dia 1 de março, são uma exposição do trabalho da ArtGilão, a empresa de promoção das igrejas da Paróquia de Tavira (Diocese do Algarve), e uma prova de vinhos, às 14h30, e a apresentação da “programação diferenciada” do Mosteiro de São Vicente de Fora (Patriarcado de Lisboa), por Joana Santos Coelho, às 15h15.

No dia 2 de março, vai ser apresentado o livro ‘Bom caminho para Santiago’, de José Carreto, da equipa da Pastoral do Turismo da diocese de Bragança-Miranda, pelas 14h00.

A Conferência Episcopal Portuguesa adianta ainda que, entre 28 de fevereiro e 3 de março, quem visitar o stand onde vai estar a presença da Igreja Católica na “maior feira de turismo nacional” poderá “trocar impressões com membros da equipa nacional” e obter material e dados sobre várias iniciativas desenvolvidas em diferentes geografias nacionais – como Lisboa, Santarém, Viana do castelo, Braga, Figueira da Foz, Viseu, Coimbra – com ligação ao Turismo Religioso/Espiritual, para além dos Caminhos Marianos e dos Caminhos de Santiago.

CB/OC

Notícia atualizada 28 de fevereiro 2024

 

Portugal: Espaço dedicado ao «Turismo Religioso» é novidade na Bolsa de Turismo de Lisboa

Igreja: Diretor da Pastoral do Turismo considera «essencial» participar em eventos como a Bolsa de Turismo de Lisboa

Partilhar:
Scroll to Top