Bragança-Miranda: Franciscanos Capuchinhos vão iniciar presença na diocese

Anúncio de uma Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado foi deito por D. Nuno Almeida na Assembleia do Clero

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Lisboa, 10 out 2023 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda presidiu à Assembleia Geral do Clero da Diocese, que decorreu na última sexta-feira, apresentando aos participantes a Comunidade dos Franciscanos Capuchinhos.

Com uma “Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado” (FIPA), os Capuchinos vão oferecer “a sua presença, colaborando, segundo o carisma que lhes é específico, com a Igreja Local, por exemplo, na celebração dos sacramentos, na formação bíblica do povo de Deus, na pastoral juvenil-vocacional, na pregação e na visita aos idosos e doentes”, anunciou D. Nuno Almeida.

Além disso, a FIPA vai procurar ser “um sinal franciscano da presença de uma ‘igreja pobre para os pobres’”.

O bispo revelou também que inicia a visita pastoral à diocese, a partir de janeiro de 2024, seguindo o itinerário de D. José Cordeiro, anterior bispo de Bragança-Miranda.

Na comunicação que dirigiu à Assembleia do Clero, o bispo diocesano referiu que está a ser elaborado “sinodalmente” o Projeto Pastoral 2023-2026 e o Plano Pastoral para 2023/2024, para ser apresentado na abertura ao ano pastoral, no dia 2 de dezembro, na Catedral.

Depois da comunicação de D. Nuno Almeida, seguiu-se a intervenção do Bispo de Zamora, Espanha, com o tema “Igreja Sinodal – Espiritualidade Sinodal”.

D. Fernando Sanchez debruçou-se sobre os textos da homilia do Papa Francisco na oração das vésperas do dia 2 de agosto na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Durante a Assembleia do Clero, o diretor do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, Bruno Rodrigues, apresentou o tema da comunicação aos participantes.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top