Braga: Via-Sacra Universitária incentiva jovens a fazerem caminho com Jesus

O momento de oração decorreu no Escadório do Bom Jesus

Foto: Diário do Minho

Braga, 13 mar 2024 (Ecclesia) – A Via-Sacra dos universitários de Braga convidou, na noite desta terça-feira, dia 12, os jovens a fazerem caminho com Jesus e esse incentivo foi transmitido por D. José Cordeiro.

O arcebispo de Braga associou-se à Via-Sacra promovida pelo Departamento da Pastoral Universitária de Braga, que subiu os Escadórios do Bom Jesus, e lembrou que o lema para a Quaresma é “Sempre em Caminho” e que o mote do itinerário pastoral da Arquidiocese de Braga é “Juntos no Caminho de Páscoa”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Recordando que a Via-Sacra foi “marcante” na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, D. José Cordeiro elogiou o facto de continuar a atrair muitos jovens.

“Subir os Escadórios do Bom Jesus é subir com a vida toda” porque o local é, “por si só, inspirador e constitui uma janela para ver a largo e ao longe a cidade e para lá dela”, constatou.

No entender do arcebispo, a Via-Sacra convidou os universitários a deixarem o conforto das suas casas para peregrinarem juntos, promovendo o compromisso com a vida e o encontro com Cristo, “que não é para ficar longe da realidade, mas é para transformar e até transfigurar a realidade a partir do nosso próprio coração e fazendo o caminho com Jesus”.

O Arcebispo destacou que a cruz é “a plenitude do Evangelho, porque é a plenitude da doação”, lembrando que é o símbolo da Jornada Mundial da Juventude, sinal do Cristianismo e do 5º Congresso Eucarístico Nacional, que se vai realizar em Braga, para que, com as mãos, possamos partilhar o pão e alimentar a esperança.

“Mesmo na complexidade e no tempo tão delicado do mundo em que vivemos, na sociedade em que estamos inseridos, maior a razão e a necessidade que ainda temos de percorrermos juntos o caminho com Jesus, para essa plenitude de alegria que só ele nos pode dar. O mundo dá algumas alegrias, mas não dá a alegria plena”, disse.

O diretor da Pastoral Universitária de Braga, Cónego Eduardo Duque, sustentou que, “através da Via-Sacra, ou seja, a reflexão sobre a paixão, morte e ressurreição de Cristo, os estudantes são desafiados a refletir sobre os seus próprios caminhos de sofrimento, sacrifício e esperança”.

“Esta experiência proporciona uma oportunidade única para os universitários examinarem as suas vidas à luz da vida de Cristo. É um apelo a abraçar a cruz das dificuldades académicas, relacionais e existenciais, compreendendo que só através do sofrimento redentor é possível alcançar a verdadeira ressurreição interior”, afirmou.

O sacerdote explicou que realizar a Via-Sacra no Bom Jesus não visou “apenas aproveitar um cenário bucólico, mas sim enraizar esta celebração no coração histórico e devocional da comunidade”. “A escolha do Bom Jesus transmite uma mensagem simbólica poderosa: a Pastoral Universitária, longe de ser uma realidade isolada, está profundamente entranhada no tecido eclesial e cultural bracarense. É uma iniciativa que se abre e se oferece a toda a comunidade, transcendendo os muros das instituições académicas”, declarou.

Neste sentido, continuou, “a realização da Via-Sacra dos Universitários no Bom Jesus é muito mais do que uma questão de localização geográfica conveniente. É um gesto carregado de significados que une fé, cultura, tradição e acolhimento, refletindo os autênticos valores da comunhão eclesial tão caros à Pastoral Universitária”.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top