Braga: Natal é mensagem que supera «medos» do ser humano – D. José Cordeiro

Arcebispo primaz sublinha que Evangelho «vale para todos»

Braga, 25 dez 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga disse hoje que a celebração do Natal vem ajudar a humanidade a superar os “medos” que marcam a existência pessoal e comunitária.

“A Luz do Nascimento de Jesus ilumina as trevas da noite com os bastantes medos que podem existir em cada um de nós. Que medos nos assustam? Medo do sofrimento, medo do futuro, medo da doença, medo da solidão, medo da guerra, medo da morte”, referiu D. José Cordeiro, na homilia da celebração da Missa da Noite de Natal.

A solenidade do Natal, que no Cristianismo assinala o nascimento de Jesus, iniciou-se um pouco por todo o mundo na última noite, seguindo uma tradição que remonta aos primórdios da Igreja de Roma.

A celebração definiu-se no séc. IV, quando tomou o lugar da festa romana do ‘Sol invencível’, no mesmo dia 25 (VIII Kalendas Januarias: no oitavo dia antes do dia 1 de janeiro).

D. José Cordeiro indicou, numa homilia publicada online, que “os mensageiros de Deus anunciam a grande alegria do nascimento do Salvador”.

“O Evangelho vale para todo o povo, para todos. No tempo tão delicado que nos toca viver, com tantas tensões, problemas e desafios, somos, mais que nunca, chamados à alegria da esperança. Sem alegria não há vida plena”, sustentou.

O arcebispo primaz apresentou a mensagem do Evangelho como “uma teologia da alegria”.

“Anunciar esta alegria é a missão permanente da Igreja”, prosseguiu.

A intervenção recordou que, no nascimento de Jesus, “os pastores de Belém ficaram cheios de alegria”, lamentando que, desde essa noite, tenham existido “muitas guerras, injustiças, feridas da humanidade”.

“Tudo é incluído na palavra Paz! Jesus Cristo é a Paz”, concluiu, com votos de “coragem e confiança”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top