Braga: Arquidiocese prepara as bodas de prata episcopais de D. Jorge Ortiga

Arcebispo celebra 25 anos de ordenação episcopal a 3 de janeiro

Braga, 29 dez 2012 (Ecclesia) – A arquidiocese de Braga preparou várias atividades para celebrar os 25 anos de ordenação episcopal de D. Jorge Ortiga, que se celebram a 3 de janeiro.

Segundo o programa das comemorações, vai realizar-se uma assembleia geral do clero às 15 horas e às 17h30, na Sé de Braga, celebra-se uma eucaristia de ação de graças pelas bodas de prata episcopais de D. Jorge Ortiga.

Um jantar no seminário conciliar e um concerto comemorativo (às 21h30, na Sé de Braga) fazem parte também do programa.

No dia 5 de janeiro vai realizar-se um concerto «Cantos Medievais do Ocidente para o Tempo de Natal» pela Capella Duriensis – Ensemble Vocal, no Auditório Vita daquela cidade, lê-se no site da diocese.

O programa encerra-se no dia 6 de janeiro, às 16h30 na cripta do Sameiro, na Eucaristia com Te Deum animada pelo Coro de Nossa Senhora do Sameiro e pela orquestra dos Arautos do Evangelho.

D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga nasceu a 5 de março de 1944, na freguesia de Brufe, concelho de Vila Nova de Famalicão (diocese de Braga) e uma vez terminados os estudos, foi ordenado padre no dia 9 de julho de 1967, juntamente com 24 colegas, na igreja de Lousado (Famalicão).

Com 43 anos, o Papa João Paulo II nomeou-o bispo titular de Nova Bárbara e auxiliar de Braga, a 9 de novembro de 1987.

A 3 de janeiro de 1988, foi ordenado bispo pelo então arcebispo primaz de Braga, D. Eurico Dias Nogueira, na cripta do Sameiro, escolhendo como lema episcopal a passagem do capítulo 17 do Evangelho de S. João: “Ut unum sint” (que sejam um).

O primeiro número da edição digital do semanário «ECCLESIA» vai publicar uma entrevista com D. Jorge Ortiga onde o arcebispo de Braga falará dos seus 25 anos de episcopado.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top