Bombarral: Centro Social Paroquial «combate» isolamento social e promove o «envelhecimento ativo» com ajuda de meios digitais

«Clube de Leitura Online» e o Clube «Não Pare em Casa» são exemplo de atividades pela internet

Foto: Centro Social Paroquial do Bombarral

Bombarral, 20 jul 2020 (Ecclesia) – O Centro Social Paroquial do Bombarral, no Patriarcado de Lisboa, criou um conjunto de respostas para “reforçar o combate ao isolamento social e promover o envelhecimento ativo”, com a amuda dos meios digitais.

“As novas tecnologias de informação, associadas a um indispensável acompanhamento personalizado, têm dado um contributo significativo no combate ao isolamento social no concelho do Bombarral”, explica a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A Centro Social Paroquial do Bombarral destaca a atividade do ‘Clube de Leitura Online’, que “privilegia a estimulação cognitiva”, permitindo que os idosos tenham acesso “a um espaço virtual de debate, assente na literatura, cultura e partilha de saberes” e interajam entre si todas as semanas.

A IPSS dinamiza também o Clube ‘Não Pare em Casa’, com atividades de “animação e estimulação motora” num espaço online, no qual os participantes vão “criando laços através do mundo virtual”, um “veículo para mitigar os efeitos negativos do distanciamento social”.

O Centro Social Paroquial do Bombarral explica que as atividades “têm sido dinamizadas” através da intervenção da equipa do CLDS 4G (Contratos Locais de Desenvolvimento Social) constituídas por profissionais na área das Ciências Sociais.

A IPSS, que tem diversas respostas sociais – lar, centro de dia, creche, jardim-de-infância e CLDS – observa que o distanciamento social “fundamental para evitar a propagação da Covid-19” constitui “um fator crítico para este grupo de risco”, por isso existe a necessidade de criar “novas dinâmicas para a promoção da proximidade afetiva, lúdica e interativa”.

Fundado em 1946, o Centro Social Paroquial do Bombarral, uma instituição sem fins lucrativos, tem como atividade a “prestação de apoio social à comunidade local”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top