Beja: D. Fernando Paiva foi ordenado bispo (c/ vídeo)

Celebração decorreu na sé diocesana e foi presidida por D. Francisco Senra Coelho, que apontou quatro pilares para o serviço episcopal

Beja, 07 jul 2024 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora presidiu à ordenação episcopal de D. Fernando Paiva, numa celebração que assinalou também a entrada do novo bispo na Diocese de Beja.

D. Fernando Paiva, de 61 anos, foi nomeado 15.º bispo de Beja pelo Papa Francisco no dia 21 de março, sucedendo a D. João Marcos.

Numa celebração participada por duas dezenas de bispos de Portugal, clero de várias dioceses, nomeadamente Beja e Setúbal, D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora, foi o ordenante principal, sendo co-ordenantes D. João Marcos, bispo emérito de Beja, e o cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal.

Na homilia da Missa, D. Francisco Senra Coelho apelou a uma evangelização marcada pela “coerência comprovada e que revele santidade, não embasada nas virtudes e qualidades particulares dos eleitos mas sustentada por Cristo, fonte e manancial da graça”.

O arcebispo de Évora lembrou o “mundo frágil e confuso”, marcado por “trevas, escravidão, desalento e falta de esperança” e disse que a tarefa dos Pastores, dos bispos é “ser eco da voz de Cristo, o Bom Pastor, fazendo-a chegar a todas as ovelhas, as do próprio redil ou alheias a este”.

D. Francisco Senra Coelho apontou quatro pilares como referências para o ministério dos bispos, citando o Papa Francisco, nomeadamente a assiduidade no “ensino dos apóstolo” e a comunhão

“Ser Bispo é sempre e sem desistência ser construtor de comunhão, de reconciliação e de cura”, afirmou.

Como terceiro pilar no ministério dos bispos, o arcebispo de Évora lembrou a “fração do pão, afirmando que “a dimensão social e a partilha não constituem um suplemento moral que se acrescenta à Eucaristia, mas fazem parte dela”.

D. Francisco Senra Coelho valorizou depois o pilar da oração, o quarto pilar, como forma de aproximação a Deus.

“Ancorados nesta certeza e na coragem missionária das figuras grandes que fraternalmente te antecederam, nomeadamente D. João Marcos, para ti e para todas as comunidades imploro coragem e confiança”, concluiu D. Francisco Senra Coelho.

Nascido a 26 de novembro de 1962 em Oliveira (São Pedro do Sul), Diocese de Viseu, D. Fernando Paiva obteve a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, antes de entrar no Seminário.Frequentou os estudos de filosofia e teologia no Seminário Diocesano de São Paulo de Almada, tendo obtido a Licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, em 2004.

Ordenado sacerdote a 10 de abril de 2005, D. Fernando Paiva desempenhou o papel de pároco de Nossa Senhora da Anunciada, tendo sido membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis.

Em 2013, obteve o Mestrado em Filosofia da Religião e Fenomenologia Religiosa, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Além disso, entre 2015 e 2017 desempenhou diferentes funções no Seminário Maior de São Paulo de Almada: primeiro como prefeito e ecónomo e posteriormente como vice-reitor; foi ainda responsável pelo acompanhamento dos novos padres e pela formação permanente do clero.

Em dezembro de 2023 foi nomeado, por D. Américo Aguiar, como vigário-geral da Diocese de Setúbal.

PR

 

Ordenação Epsicopal de D. Fernando Paiva, Bispo de Beja

Partilhar:
Scroll to Top