Aveiro: Reitor do Seminário destaca importância de «falar da vida como vocação»

«Este tempo desafia-nos a refletirmos como os jovens encaram o ministério sacerdotal e a possibilidade de uma consagração» – Padre João Santos

Aveiro, 05 nov 2022 (Ecclesia) – O reitor do Seminário de Santa Joana Princesa, na Diocese de Aveiro, afirmou que “é necessário voltar a falar da vida como vocação”, num ano pastoral “dedicado às vocações de consagração” e de realização da Jornada Mundial da Juventude.

“Este tempo desafia-nos a refletirmos como os nossos jovens encaram o ministério sacerdotal e a possibilidade de uma consagração. É necessário voltar a falar da vida como vocação, a qual se enraíza no nosso batismo e nos torna missionários e cuidadores de tudo e todos os que nos rodeiam”, escreveu o padre João Santos, no contexto da Semana dos Seminários 2022, que decorre até domingo.

O reitor do Seminário de Santa Joana Princesa assinala que alguém pode considerar entregar a sua vida “como dom por todos” se descobrir a vida como vocação, “encontrando o tesouro do amor de Deus depositado no seu coração e a felicidade de que há mais alegria em dar do que em receber”.

A Igreja Católica em Portugal está a celebrar desde 30 de outubro a Semana de Oração pelos Seminários, com o lema ‘Não te envergonhes de dar testemunho de Cristo’.

Segundo o padre João Santos, esta semana tem este ano “especial impacto” na Diocese de Aveiro, num ano pastoral dedicado às vocações de consagração e com a perspetiva da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em 2023.

O reitor recorda que a diocese tem quatro seminaristas – um no propedêutico, dois no segundo ano e um no quinto ano – que vivem em comunidade formativa nos Seminários de Caparide e dos Olivais, no Patriarcado de Lisboa, e cerca de 25 jovens, entre os 13 e os 20 anos de idade, no pré-seminário.

O padre João Santos contabiliza que preveem “um encargo superior a 30 mil euros com a formação dos seminaristas”, com as mensalidades dos Seminários de Lisboa e com as propinas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), e sublinha que a Semana dos Seminários é ocasião para “ajudar a suportar materialmente o Seminário”, por exemplo, no ofertório eclesial deste sábado e domingo.

No âmbito da Semana dos Seminários, todos os diocesanos são convidados a participar na hoje, pelas 21H00, numa vigília de oração na igreja da Vera-Cruz, e no domingo, na Eucaristia, às 16H00, no Seminário de Santa Joana Princesa.

O responsável católico destaca ainda que têm na diocese a proposta do Serviço de Vocações, Acolhimento e Formação Espiritual, que quer implementar a dinâmica do Mosteiro Invisível Vocacional “com visitas aos grupos de jovens e momentos de oração”, dias abertos do Seminário, para todas as idades, ao longo ano.

No dia 13 de novembro, o Serviço de Vocações, Acolhimento e Formação Espiritual da Diocese de Aveiro vai promover o ‘CAIS’, encontro de discernimento vocacional para rapazes e raparigas maiores de 16 anos, das 10h00 às 17h00, no Seminário de Aveiro.

CB/OC

Vocações: «Igreja deposita uma grande confiança nos mais jovens» – D. António Augusto Azevedo

Partilhar:
Scroll to Top