«Zoom in»: Igrejas e santuário de peregrinação em Aveiro (c/vídeo)

Vagos

– Conta a tradição que o Santuário de S.ta Maria de Vagos vem desde o ano de 1185; localiza-se à distância de cerca de um quilómetro da vila, no meio de um vasto ermo campestre, propício a grupos de peregrinos e devotos que, de longe e de perto, aí vão viver momentos de oração. Anualmente, na segunda-feira depois do domingo do Pentecostes, acorrem alguns milhares de pessoas, provenientes de Vagos, de Cantanhede e de muitas outras povoações.

[foogallery id=”213960″]

Talhadas

– Na freguesia das Talhadas, do concelho de Sever do Vouga, no lugar de Vide, existe a igreja de S.ta Eufémia, de onde se desfruta uma admirável paisagem sobre a ria de Aveiro e sobre o mar. No domingo antes do Carnaval, aí se concentra muita gente que se estende pelo largo fronteiro, com o sentido de peregrinação religiosa.

Torreira

– Torreira é uma freguesia do concelho da Murtosa, situada nas dunas entre o canal-norte da ria de Aveiro e o mar; todos os anos, no dia 08 de setembro, festeja-se N.sa Senhora do Bom-Sucesso e S. Paio, com Missa e procissão, em que participam milhares de pessoas. Da festa fazem parte uma grande concentração de barcos moliceiros, um concurso de painéis pintados na proa dos barcos moliceiros, uma corrida de embarcações típicas e um magnífico espetáculo de fogo-de-artifício.

[foogallery id=”213968″]

 

Albergaria-a-Velha

– Na freguesia de Albergaria-a-Velha, no Bico do Monte, destaca-se a igreja de N.sa Senhora do Socorro, edificada em 1856-1857 em obediência ao voto que a população fez, se se visse liberta da epidemia “cólera-morbus” que atormentava intensamente o nosso País; na vila, em outubro de 1953, a morte ceifara quarenta e três pessoas. A doença desapareceu, rezando-se então preces de ação de graças, que se repetem em todos os anos. A igrejinha inicial, ampliada em 1880-1883 dado o número progressivo de peregrinos, foi beneficiada com várias remodelações posteriores.

[foogallery id=”213976″]

 

Mogofores

– Os Salesianos de Dom Bosco são uma congregação religiosa que exerce a sua ação educativa sobretudo junto dos jovens mais desfavorecidos; também estão na freguesia de Mogofores (Anadia) desde 1938, onde foram desenvolvendo várias valências educativo-pastorais: – seminário, primeiro com noviciado e depois com aspirantado, oratório festivo, aulas de alfabetização de adultos, imprensa, paróquia, santuário e colégio.

 

Gafanha da Nazaré

– O sacerdote alemão Josef Kentenich (1885-1968), no dia 18 de outubro de 1914, iniciou em Schöenstatt (Valendar – Alemanha) o que mais tarde seria considerado o primeiro marco da fundação da Obra de Schöenstatt. Na Diocese de Aveiro, o santuário, implantado em pleno coração da Colónia Agrícola (Ílhavo), foi inaugurado e benzido em 1979; é uma reprodução autêntica do santuário original. Em de 1993, foi elevado à categoria de santuário diocesano, com o nome de “Tabor Mater Ecclesiæ”.

Monsenhor João Gaspar

Partilhar:
Scroll to Top