Aveiro: Diocese reflete sobre as exposições temporárias «ferramenta de salvaguarda, evangelização e cultura»

Aveiro, 04 mai 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro, através da Comissão Diocesana para os Bens Culturais, promove hoje o encontro ‘Diálogos – As Exposições temporárias como ferramenta de salvaguarda, evangelização e cultura’, pelas 15h00, na Livraria Santa Joana.

O encontro ‘Diálogos – As Exposições temporárias como ferramenta de salvaguarda, evangelização e cultura’ tem como convidados a diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica em Portugal, Fátima Eusébio, e o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.

Esta sessão, promovida pela Comissão para os Bens Culturais da Diocese de Aveiro no contexto do jubileu dos 600 anos da catedral diocesana, e segundo o programa, após os ‘diálogos’, que começam pelas 15h00, na Livraria Santa Joana, realiza-se uma visita guiada à exposição ‘Igreja de Aveiro Peregrina na Esperança – Passado, Presente e Futuro’.

A exposição ‘Igreja de Aveiro Peregrina de Esperança – Passado, Presente e Futuro’ está patente em quatro espaços e pode ser visitada até ao dia 11 de maio: A igreja da Misericórdia, a primeira Sé de Aveiro, onde estão sepultados os primeiros bispos da diocese, o Museu de Aveiro, a visita ao túmulo de Santa Joana, a catedral, com uma foto galeria histórica da evolução deste edifício, e no Salão de São Domingos, por cima da Livraria Santa Joana, onde os visitantes têm peças de várias paróquias da diocese e as “insígnias episcopais dos bispos da diocese restaurada”.

Esta mostra, patente desde 16 de dezembro de 2023, é uma das iniciativas das comemorações do Jubileu da Catedral diocesana que celebra os 600 anos da sua sagração (1423-2023), e também teve como propósito também dar apoio catequético, em três momentos, às peregrinações arciprestais à Sé de Aveiro.

O encerramento das comemorações do Jubileu da Catedral de Aveiro vai decorrer no dia 11 de maio naquela cidade: Pelas 14h00, faz-se o acolhimento, na Praça da República, e depois uma caminhada até à Praça Marquês de Pombal, onde serão feitas as apresentações arciprestais, e D. António Moiteiro celebra a Eucaristia.

No dia 13 de maio, segunda-feira, o bispo de Aveiro celebra uma Eucaristia de ação de graças, pelas 19h00, na Sé.

CB

Partilhar:
Scroll to Top