Angra: Padre Jorge Ferreira vai colaborar com o Dicastério para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos

Foto: Igreja Açores

Angra do Heroísmo, Açores, 21 jun 2023 (Ecclesia) – O padre Jorge Miguel Lopes Ferreira, da Diocese de Angra, vai colaborar com o Dicastério para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, a pedido deste organismo da Cúria Romana, com “a autorização de dispensa do bispo”.

“A Diocese de Angra deseja ao padre Jorge Ferreira uma profícua missão nas novas funções que irá assumir em favor da Igreja, dando o seu contributo para a missão confiada pelo Papa Francisco ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos”, lê-se num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A Diocese de Angra informa que o padre Jorge Miguel Lopes Ferreira recebeu “a autorização de dispensa do bispo diocesano”, D. Armando Esteves Domingues, por cinco anos.

Durante este período, deve terminar o doutoramento em Liturgia, “continuar a garantir o ensino da Liturgia no Seminário Maior de Angra”, através dos meios online ou “com cursos intensivos e presenciais”, e “acompanhar” a equipa que vai estudar o “ensino da Teologia na formação dos futuros presbíteros”.

O padre Jorge Miguel Lopes Ferreira nasceu no dia 8 de março de 1980, na Vila do Nordeste, na ilha de São Miguel, estudou no Seminário Episcopal de Angra, e foi ordenado presbítero a 19 de junho de 2005, na Sé, sendo pároco de várias comunidades na Ilha Graciosa e na de São Miguel.

O sacerdote açoriano foi enviado para Roma, em 2013, para continuar os estudos no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, onde concluiu o Mestrado em Sagrada Liturgia, e começou o doutoramento, e foi também vice-reitor do Colégio Pontifício Português, de 2017 a 2020, quando regressou à Diocese de Angra.

Nos últimos três anos – 2020 a 2023 -, o padre Jorge Miguel Lopes Ferreira foi professor de Liturgia no Seminário Episcopal de Angra, capelão da Santa Casa da Misericórdia de Angra e reitor da igreja da Misericórdia na mesma cidade, vigário episcopal para a Formação (2020/2021), formador no seminário diocesano (2020/2022), e, este ano, administrador paroquial de S. Sebastião, na ilha Terceira.

A Diocese de Angra assinala ainda que este é o seu segundo sacerdote a trabalhar no Dicastério para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé, depois do padre João Bairos, da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), que é o assistente das Irmãs Clarissas, o único mosteiro de clausura dos Açores, nas Calhetas de Rabo de Peixe.

A Santa Sé informa que este organismo da Cúria Romana “promove a sagrada liturgia, segundo a renovação empreendida pelo Concílio Vaticano II”, e o âmbito da sua competência “refere-se a tudo aquilo que, por disposição do direito, compete à Sé Apostólica quanto à regulamentação e promoção da sagrada liturgia e à vigilância para que as leis da Igreja e as normas litúrgicas sejam fielmente observadas por todo o lado”, por exemplo, é tarefa do Dicastério “prover à redação ou revisão e atualização das edições típicas dos livros litúrgicos”.

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos tem como prefeito o cardeal inglês D. Arthur Roche.

CB/OC

 

 

Partilhar:
Scroll to Top