Angra: Jovens «Apressados da Vila» vão «reviver e partilhar o espírito» da JMJ de Lisboa

Foto: Igreja Açores/Grupo de jovens “Apressados da Vila”

Angra do Heroísmo, Açores, 15 jul 2024 (Ecclesia) – O grupo de jovens ‘Apressados da Vila’, da Ouvidoria de Vila Franca do Campo (Diocese de Angra), realiza a iniciativa ‘Trilho dos Apressados’, recuperando o espírito da JMJ 2023, esta segunda e terça-feira, dias 15 e 16 de julho.

“A atividade tem como objetivo reviver o espírito vivido há um ano atrás na JMJ de Lisboa; e partilhar o eco que a JMJ teve nas suas vidas após um ano”, explica o grupo de jovens, divulga o sítio online ‘Igreja Açores’ da Diocese de Angra.

Segundo o grupo ‘Apressados da Vila’, com esta iniciativa vão também “reviver” essa experiência da edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, realizada em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

“Estar juntos, alguns logo após a jornada rumaram ao continente para a universidade, o calor, o contacto com as pessoas pelas ruas, o acordar apressadamente, o convívio, as músicas, os gritos, as histórias, o dormir no chão, as mensagens do papa Francisco…”, acrescenta o grupo da Ouvidoria de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.

Foto Igreja Açores/CR

A iniciativa ‘Trilho dos Apressados’ começa na igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Ponta Graça, pelas 17h00 do dia 15 de julho, esta segunda-feira, rumo à igreja da Ribeira das Tainhas, onde vão ficar para o dia seguinte.

Na terça-feira, dia 16, o trilho vai levar os jovens para a  igreja matriz de São Miguel, e, após o almoço, continuam para a igreja de Água D’Alto, onde, vão partilhar “essa experiência”, “em jeito de avaliação”.

Segundo o grupo de jovens ‘Apressados da Vila’, em cada igreja vão ser dinamizados jogos, há uma “pequena reflexão”, onde “revisitarão algumas passagens dos discursos e homílias do Papa Francisco”, nomeadamente as proferidas na JMJ Lisboa 2023.

“Estes jovens, que têm crescido em número, procuram regularmente o seu aprofundamento espiritual através de dinâmicas de grupo e participação em celebrações – adoração eucarística, eucaristias – fortalecendo o seu compromisso com a Igreja e com o mundo”, assinala a nota de imprensa, lê-se no portal online ‘Igreja Açores’.

Os jovens ‘Apressados da Vila’, oriundos de várias paróquias da Ouvidoria de Vila Franca do Campo, desenvolvem várias atividades ao longo do ano, também de âmbito ambiental, como a recente limpeza da orla costeira e praia da Vinha D´Areia, e sóciocaritativas, e recordam a visita ao Lar de Idosos de Vila Franca do Campo para um convívio intergeracional.

JMJ Lisboa 2023, com o tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39), reuniu mais de 1,5 milhões de pessoas nas celebrações conclusivas, presididas pelo Papa Francisco, no Parque Tejo.

CB

Partilhar:
Scroll to Top