Angra: «É precisa uma nova forma de comunicar com os jovens» – Gisela Baptista

Novo ano pastoral do Serviço Diocesano de Juventude «da forma correta», com uma Assembleia de Jovens

Foto: Igreja Açores/CR

Angra do Heroísmo, Açores, 08 nov 2024 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Juventude de Angra realizou uma Assembleia de Jovens, a nova coordenadora da pastoral juvenil afirmou que começaram “da forma correta, ouvindo os jovens” e explicou que “é precisa uma nova forma de comunicar”.

“Retiramos várias conclusões sobre as necessidades apontadas pelos jovens e uma delas é a da comunicação. É precisa uma nova forma de comunicar com os jovens para que eles possam conhecer o que cada grupo, cada movimento e cada ouvidoria está a fazer”, disse Gisela Baptista, divulgou, esta quinta-feira, o portal online ‘Igreja Açores’.

A ‘Assembleia de Jovens’ do Serviço Diocesano da Juventude de Angra realizou-se entre 1 e 3 de novembro, no Seminário Episcopal, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, no contexto do início do ano pastoral 2024/2025 da Diocese de Angra.

“Começámos da forma correta, ouvindo os jovens e, a partir desta escuta agora, podemos trilhar caminho”, salientou Gisela Baptista, sobre o encontro que mobilizou jovens que representaram 13 das 17 ouvidorias (conjuntos de paróquias) de seis das nove ilhas do Arquipélago dos Açores.

O assistente diocesano do Serviço à Juventude da Diocese de Angra afirmou que este encontro foi “um momento extraordinário de escuta e de partilha”.

“Escutar, partilhar e conhecer o outro que faz parte de outra realidade, por vezes uma realidade muito específica, ajuda-nos a crescer e aquilo que vimos em Angra foram jovens de diferentes idades e realidades, que não se conheciam de parte nenhuma e que estiveram ali sem qualquer medo, partilharam e deram ideias, refletindo sobre o modo como viviam a sua experiência de Igreja”, desenvolveu o padre João da Ponte.

O sacerdote realçou que este encontro diocesano “por si próprio já foi uma linha orientadora” daquilo que possam “vir a fazer, inspirados pelo Espírito Santo”, porque os jovens lembraram que “este tipo de iniciativas é fundamental”, a última grande reunião diocesana da juventude em formato presencial realizou-se em 2017.

“Precisamos de estar juntos e de nos escutarmos mais vezes e com maior regularidade. Só assim podemos caminhar todos juntos”, acrescentou o assistente diocesano da Juventude de Angra.

O novo projeto pastoral diocesano, para o ano 2024/2025, prevê nas atividades, que se vão realizar num contexto do jubileu do Ano Santo 2025, o encontro ‘Aldeia da Esperança’, de 21 a 25 de julho de 2025, em São Jorge.

“Também é uma conclusão”, segundo os dois responsáveis, a vontade dos jovens de participarem em retiros, e, neste sentido, a equipa diocesana está a analisar um ‘Retiro Shalom diocesano’, seguindo a dinâmica do Movimento Encontros Shalom, e pediram férias missionárias e campos de férias onde se promova a espiritualidade.

Os jovens querem “participar na missão e assumir o compromisso”, precisam que “as comunidades lhe dêem espaço”, querem animar mais a  liturgia mas precisam de a compreender e pediram mais explicações à Igreja diocesana, “reconhecem a importância da Palavra de Deus, mas desejam que ela seja atualizada para os dias de hoje, através de exemplos concretos”.

“Querem também que as celebrações sejam mais explicadas para que as possam compreender e nelas participar” acrescentaram os responsáveis.

A equipa do Serviço Diocesano de Juventude de Angra vai, por exemplo, manter a iniciativa ‘Às sextas no Convento’, na igreja de Nossa Senhora da Esperança, no Convento do Senhor Santo Cristo dos Milagres, assinala o sítio online ‘Igreja Açores’.

O bispo de Angra pediu, na Missa de abertura do Encontro Diocesano da Juventude, “para criar uma onda jovem na diocese, uma onda de esperança”.

“Na Igreja há espaço para todos e quando não houver façam com que haja, contagiem os outros” – D. Armando Esteves Domingues

CB/OC

 

Angra: Bispo convida sociedade açoriana a «construir a esperança coletiva», no Ano Santo 2025

Partilhar:
Scroll to Top