Angra: Diocese desafia comunidades católicas dos Açores a atitude de diálogo

Novo ano pastoral começa no primeiro domingo do Advento

Foto: Igreja Açores

Angra do Heroísmo, Açores, 16 nov 2020 (Ecclesia) – O vigário-geral de Angra, cónego Hélder Fonseca Mendes, apresentou os desafios para o ano pastoral 2020/2021, que começa a 29 de novembro, primeiro domingo do Advento, propondo uma “Igreja evangelizadora, em diálogo com o mundo, comunitária”.

“Ao longo do ano iremos procurar desenvolver a nossa ação a partir destas três áreas, mobilizando toda a igreja para que possamos refletir e agir a partir destas três dimensões da Igreja”, disse o sacerdote, em declarações divulgadas pelo portal diocesano ‘Igreja Açores’.

O responsável indicou a necessidade da Igreja ser “efetivamente evangelizadora, disponível para promover o diálogo com todo o povo de Deus, com o mundo e a sociedade” e que  seja também “comunitária e participativa”, respeitando as vocações de todos os seus  membros e, ao mesmo tempo, “na realização desses carismas ou dessas vocações”.

O cónego Hélder Fonseca Mendes explicou que as orientações para o novo ano pastoral 2020/2021 “vêm na continuidade do trabalho iniciado” no último ano pastoral, com o lema ‘A beleza de caminharmos juntos em Cristo’.

“Dentro da caminhada sinodal que tem sido divulgada, e que no fundo é o estilo de um caminho que queremos continuar a fazer todos em conjunto, procurando desenvolver estruturas de corresponsabilidade e participação, o novo ano será uma continuidade”, acrescentou.

O sítio online ‘Igreja Açores’ informa que nas orientações há referência à pandemia Covid-19 e apela a que “a maioria das ações e encontros possa decorrer online, para garantir a proteção da saúde de cada um e de todos”.

CB/OC

Angra: Diocese decide prosseguir caminhada sinodal, numa «pastoral de proximidade»

 

Partilhar:
Scroll to Top