Angra: D. João Lavrador pede que diocese acarinhe seminário

Bispo de Angra diz que é necessário cultivar «modelo sinodal» na preparação dos futuros sacerdotes

Angra, 11 nov 2019 (Ecclesia) – O bispo de Angra disse que é necessário cultivar “o modelo sinodal” na preparação dos futuros sacerdotes e pediu à comunidade católica que acarinhe o seu Seminário, numa mensagem por ocasião da Semana dos Seminários, que decorre de 10 a 17 de novembro.

“Este ano, torna-se especialmente significativa a caminhada sinodal para a qual o Seminário Maior deve estar particularmente atento. Não só para ajudar a descobrir os novos caminhos evangelizadores que esta forma de ser Igreja desperta nas comunidades cristãs, mas sobretudo, em cultivar este modelo sinodal na vida do próprio seminário”, refere D. João Lavrador, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na mensagem dirigida a toda a diocese, o prelado afirma que esta semana “serve para despertar todos os diocesanos para a sua responsabilidade na vida do Seminário Maior” e a necessidade de estímulo. 

“Acarinhando o nosso Seminário Maior, oferecendo o estímulo necessário para que toda a comunidade educativa possa exercer bem a sua missão, mas também pela oração e pelo contributo económico, proporcionar os meios para que não faltem os recursos exigidos para a formação dos futuros sacerdotes”, refere.

O prelado lembra ainda que o Seminário “é uma comunidade de jovens” que, orientados pela equipa formadora e pelos professores, “colocam a questão vocacional em direcção ao sacerdócio ministerial” e por isso deve ser “acarinhada” para que este tempo “de amadurecimento e de decisão” decorra sem sobressaltos.

“Através das dimensões humana, intelectual, espiritual e pastoral, devidamente articuladas e desenvolvidas, a renovação conciliar tem de manifestar-se em ordem a oferecer à Igreja diocesana presbíteros devidamente integrados no presbitério diocesano, fazendo a experiência de autêntica comunhão, bem capacitados para promover comunidades cristãs a viverem a unidade e a comunhão”, acrescenta D. João Lavrador. 

Por estes dias, e para assinalar a semana dos Seminários, os alunos de Teologia vão estar em missão nas ouvidorias de Faial, Pico, Vila Franca, Lagoa, Flores, Povoação, Capelas e Ponta Delgada, para dar testemunho pessoal e irem a paróquias, catequeses e escolas, realizando os trabalhos específicos com os grupos de jovens e outros movimentos.

O Seminário de Angra conta este ano com 23 seminaristas: um da Ilha das Flores, um da Ilha do Faial, dois da Ilha do Pico, dois da Ilha de São Jorge, dois da Ilha Terceira e 15 da Ilha de São Miguel. 

No próximo dia 1 de dezembro, os seis finalistas vão ser ordenados diáconos e os três alunos do quinto ano serão instituídos nos ministérios de leitores, na Sé de Angra.

SN

Partilhar:
Scroll to Top