Angra: Conferência «O resgate do património», pelos 500 anos do Convento de São Francisco, na igreja de São José

Angra do Heroísmo, Açores, 10 out 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Angra informa que a conferência ‘O resgate do património’ realiza-se esta quinta-feira, dia 10 de outubro, pelas 20h30 locais, na igreja de São José, em Ponta Delgada.

Esta iniciativa te como oradores Daniela Melo e Vasco Santos, técnicos superiores de Conservação e Restauro na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, e Paulo Brasil técnico de Conservação e Restauro, informa o sítio na internet ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.

Os dois primeiros oradores – Daniela Melo e Vasco Santos – vão apresentar o tema ‘A preservação documental na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro’, enquanto Paulo Brasil reflete sobre ‘O que o olhar não vê, a ciência revela e o restauro descobre’.

A conferência ‘O resgate do património’, esta quinta-feira, na igreja de São José, em Ponta Delgada, é aberta ao público, e conta com um momento musical, pelo Coral de São José e pela organista Isabel Albergaria Sousa, antes das intervenções.

Estas comemorações estão alinhadas com o itinerário sinodal diocesano do próximo biénio, inserem-se na dinâmica para o Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco para 2025, e assume-se como “uma primeira etapa” das comemorações dos 500 anos desta diocese, que se completam em 2034.

A igreja de São José foi construída num terreno onde, no século XVI, a família Fernão de Quental e Margarida de Matos mandou construir uma ermida com invocação a Nossa Senhora da Conceição, quando já estariam em Ponta Delgada os Frades Menores (Franciscanos) da ordem religiosa fundada por São Francisco de Assis.

As comemorações têm o Alto Patrocínio do Presidente da República e o Alto Patrocínio do Presidente do Governo Regional dos Açores, sendo a Comissão de Honra presidida pelo Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, acrescenta o portal online ‘Igreja Açores’.

O programa de comemorações do 500º aniversário do Convento de São Francisco, celebrado em julho de 2025, teve início no dia 17 de março deste ano, está a ser coordenado pela equipa da pastoral da Cultura da Paróquia de São José, e prolongam-se até ao final de 2025.

O circuito visitável da igreja de São José vai ser inaugurado em abril de 2025, data em que abre o Núcleo de Liturgia e Música, um espaço que vai reunir diversos objetos litúrgicos e musicais integrados no espólio artístico desta igreja.

O programa inclui a atualização e reedição da obra ‘Igreja Paroquial de São José, Nossa Senhora da Conceição: Património Móvel e Integrado’, da autoria do padre Duarte Melo, Ana Maria Fernandes e Pedro Pascoal F. de Melo, editada, em janeiro de 2023, pela Paróquia de São José.

As conferências realizadas no âmbito do programa comemorativo vão ser editadas num livro de atas.

As “Conversas na Sacristia”, que se realizam periodicamente na sacristia da Igreja de São José, desde março de 2023 e que são um espaço de reflexão plural, aberto a crentes e não crentes, vão ser editadas em livro.

No âmbito das celebrações, 10 a 15 artistas plásticos vão ser convidados a criar uma peça inspirada no espírito dos 500 anos do Convento de São Francisco, cujo resultado vai ser reunido numa exposição de arte moderna a realizar em Ponta Delgada, em setembro de 2025.

CB

Partilhar:
Scroll to Top