Algarve: Sacerdotes do Brasil, Ucrânia e Nigéria integram nova equipa do Secretariado da Mobilidade Humana

D. Manuel Quintas nomeou ainda responsáveis para o Setor das Migrações e Comunidades Étnicas

Faro, 30 jun 2023 (Ecclesia) – O bispo do Algarve nomeou três sacerdotes, de diferentes continentes, para a coordenação da nova equipa do Secretariado Diocesano da Mobilidade Humana, que dinamiza e coordena o “cuidado pastoral dos migrantes e deslocados” neste território.

D. Manuel Quintas escolheu o padre Rafael Bruno Ferreira (Brasil) como diretor do Secretariado da Mobilidade Humana e os padres Oleg Trushko (Ucrânia) e Paulinus Anyabuoke (Nigéria) como assistentes deste organismo, informou, esta quinta-feira, o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

O padre Rafael Ferreira, natural do Estado brasileiro de Minas Gerais, chegou à Diocese do Algarve, oriundo de São Tomé e Príncipe, no verão de 2022, e vai substituir na direção do Secretariado Diocesano da Mobilidade Humana o padre Jorge Carvalho, que foi nomeado para este serviço em 2011.

O bispo do Algarve nomeou como assistentes deste secretariado, o padre Oleg Trushko, ucraniano, sacerdote greco-católico que, desde 2006, apoia à comunidade ucraniana nesta diocese, e o padre Paulinus Anyabuoke, da Nigéria, este sacerdote da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos), esteve em serviço na diocese algarvia entre 2011 e 2016, e regressou em 2019.

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ informa que D. Manuel Quintas nomeou também estes sacerdotes para a nova equipa do Setor das Migrações e Comunidades Étnicas, que faz parte do Secretariado da Mobilidade Humana; o novo responsável é o padre Rafael Ferreira, onde também substitui o padre Jorge Carvalho, que, para além dos padres Oleg Trushko e Paulinus Anyabuoke, conta ainda com a colaboração de Oksana Turyk (Ucrânia), Vera Costa (Cabo Verde), Selma Ferreira (Brasil) e Elisabeta Ecaterina Necker (Roménia).

CB

Partilhar:
Scroll to Top