Algarve: «Nunca é demais acentuar a importância da família na sociedade», afirmou bispo diocesano

D. Manuel Quintas abençoou 31 casais algarvios, destacou que o «diálogo é o segredo que ajuda a crescer no amor», e crismou vários jovens

Faro, 19 jun 2023 (Ecclesia) – O bispo do Algarve presidiu à Eucaristia de bênção dos casais que celebram este ano os seus jubileus de Matrimónio, destacou a “importância da família na sociedade” e os valores “importantes numa vida de família, numa vida a dois”.

“Nunca é demais acentuar a importância da família na vida de todos, na sociedade. A família é um porto seguro de abrigo nas tempestades da vida”, disse D. Manuel Quintas, na celebração diocesana, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

O bispo do Algarve, destacando a importância destes testemunhos que enriquece a diocese, observou que, por vezes, nos dias de hoje, “devido à agitação, às dificuldades e aos imprevistos”, nem se sabe “muito bem” como situar-se, “mesmo no contexto de uma vida familiar”.

“E, às vezes, não temos já capacidade de sofrer com o outro. Ser pacientes mutuamente é preciso. Isso significa doação, entrega, saber reconhecer que não posso ter sempre razão. Basta escutarmo-nos, dialogarmos, analisarmos as situações”, aconselhou, afirmando que a “vida familiar não é para cada um ser feliz para seu lado”.

A Diocese do Algarve convidou os casais que comemoram este ano 10, 25, 50 ou mais anos de Matrimónio para serem abençoados, este sábado, numa Eucaristia presidida pelo bispo diocesano, participaram nesta celebração 31 casais que celebram 10 a 63 anos de matrimónio, a maioria 25 e 50 anos de sacramento.

“O diálogo é o segredo que ajuda a crescer no amor e a ultrapassar tantos imprevistos e situações”, indicou.

D. Manuel Quintas realçou que “paciência” e “cedência” são palavras que “dão consistência a um Matrimónio”, são importantes numa “vida de família, numa vida a dois”, acrescentando que a “capacidade de misericórdia, de perdão, de compreensão e de tolerância, são valores fundamentais e essenciais”.

“Quando falamos de Matrimónio cristão, estamos a pensar no amor de Deus manifestado em Cristo que se vive na própria família, aquele amor que Cristo tem à Igreja e que os casais procuram assumir e encarnar na sua própria vida”, disse, na celebração diocesana, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

O bispo do Algarve salientou que “isto é possível por causa do Espírito Santo”, informa o jornal ‘Folha do Domingo’, acrescentando que “só acolhendo o Espírito Santo” é que atualiza na vida “esse amor com que Deus continua a amar a todos, a amar a Igreja, a amar cada família”.

Na Eucaristia foram também crismados 33 jovens e seis adultos da Paróquia de Quarteira, uma das jovens é neta do casal que celebrava 63 anos de Matrimónio, o bispo recordou que o Papa Francisco destaca a importância do “diálogo intergeracional que prepara o futuro”.

Esta celebração foi promovida pelo setor da Pastoral Familiar da Diocese do Algarve, o seu assistente, o cónego Carlos César Chantre, que concelebrou, pediu aos jovens crismados para observarem bem os aniversariantes “porque vão continuar a sua obra”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top