Algarve: Jornada Diocesana da Juventude realiza-se em Lagos

Cartaz: Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Algarve

Faro, 22 nov 2024 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Algarve vai realizar a Jornada Diocesana da Juventude 2024, de hoje a domingo, em Lagos, em colaboração com a paróquia local.

“Começará na noite do dia 22 com a abertura da JDJ e uma dinâmica noturna com um DJ, durante todo o dia 23 existirão atividades catequéticas e de missão, culminando numa vigília e finalmente na manhã do dia 24 celebraremos a Eucaristia, dando por fim à JDJ ainda antes da hora de almoço”, informa a organização, citada pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Algarve explica que a Jornada Diocesana da Juventude 2024 se destina a jovens entre o 10º ano de catequese e os 30 anos de idade, e os seus animadores, e vai realizar-se “em regime de acantonamento”, de 22 a 24 de novembro.

As inscrições para a JDJ do Algarve, em grupo ou individualmente, estão a decorrer através de formulário online, e existem dois pacotes de participação: O primeiro, até dia 10, inclui o valor da inscrição, o jantar de dia 23 e o pequeno-almoço de dia 24 e o seguro da atividade, enquanto o segundo pacote inclui apenas a inscrição e o seguro da atividade, e a inscrição termina no dia 17 de novembro.

O Papa escolheu para a Jornada Mundial da Juventude 2024, que vai ser celebrada nas Igrejas particulares, nas dioceses, o tema ‘Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar’, do livro do profeta Isaías (cf. Is 40, 31).

Na mensagem para a (39.ª) XXXIX Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Francisco afirma que os jovens devem partir não como “meros turistas”, mas “como peregrinos”, apesar das “situações dramáticas” que “impedem de olhar para o futuro com espírito sereno”.

O Papa Francisco começa a mensagem a contextualizar que no ano passado, em 2023, a Igreja começou “o caminho da esperança rumo ao Grande Jubileu”, e espera que “para muitos seja possível” irem a Roma em peregrinação, “para atravessar as Portas Santas”, referindo que, em todo o caso, haverá a possibilidade de fazer esta peregrinação “também nas Igrejas particulares”.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Algarve informa ainda que “para alguma dúvida ou questão” estão disponíveis através do e-mail pastoraljuvenilalgarve@gmail.com.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional, numa grande cidade; até hoje houve 37 JMJ, com 15 edições internacionais em quatro continentes.

Além da celebração nível diocesano, a Igreja promove edições internacionais destas jornadas, como a que aconteceu em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas pelo Papa Francisco, no Parque Tejo.

A Jornada Mundial da Juventude nasceu por iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma; este é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo, durante uma semana.

CB

JMJ 2024: Papa pede aos jovens que passem «de turistas a peregrinos» em «tempos marcados por situações dramáticas»

Partilhar:
Scroll to Top