Algarve: Imagem peregrina da «Mãe Soberana» vai acompanhar visitas pastorais do bispo do Algarve

Anúncio foi feito durante a visita de D. Manuel Quintas às Paróquias de Loulé e Querença

Loulé, 08 nov 2023 (Ecclesia) – O pároco de Loulé (Diocese do Algarve), reitor do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, anunciou que a imagem peregrina da ‘Mãe Soberana’ vai acompanhar as visitas pastorais do bispo diocesano, no final da visita a estas comunidades.

“Enquanto esteve entre nós foi o bispo que mais dinamizou o culto e o Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Por isso, a imagem peregrina acompanhará o senhor bispo em todas as paróquias que visitará este ano na nossa diocese e no próximo ano também”, disse o cónego Carlos de Aquino, este domingo, na igreja matriz de Loulé.

O pároco de Loulé e Querença, que é o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana, explicou que este é um gesto para cultivarem e fazer “crescer” em cada um “a piedade a Nossa Senhora, primeira discípula, Mãe da Igreja e nossa Mãe”, salientando que os algarvios a sentem como “padroeira da diocese”, divulga o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

A Festa Grande de Nossa Senhora da Piedade, a ‘Mãe Soberana’, é considerada como a maior manifestação de fé a sul do Tejo e, simultaneamente, a mais significativa expressão de devoção mariana algarvia: O andor com a imagem de Nossa Senhora com Jesus nos braços é transportado por oito homens, e estas festividades remontam a 1553, data da edificação da capela que lhe é dedicada.

O bispo do Algarve, que vai passar a ter a companhia da imagem peregrina da ‘Mãe Soberana’ nas visitas pastorais, esteve nas Paróquias de Loulé e Querença, de 3 a 6 de novembro; esse anúncio foi feito pelo pároco no final da Missa que D. Manuel Quintas presidiu, este domingo, na igreja matriz de Loulé.

“Esta visita passou muito depressa, mas será, certamente, muito fecunda na vida de todos nós. Desejamos continuar a construir e edificar uma comunidade de muitas comunidades e uma família de muitas famílias, mas onde nos sintamos a crescer na fraternidade, mas sobretudo na fé, na esperança e no amor”, explicou o cónego Carlos de Aquino, sobre a visita intitulada ‘Com todos, na missão e na comunhão’.

Ao longo destes dias em Loulé e Querença, D. Manuel Quintas visitou lares, reuniu com o Conselho Pastoral e Conselhos Económicos, esteve com as crianças da catequese, jovens, escuteiros e famílias, em Vale Judeu na Boa Hora, com os agentes da Pastoral Familiar, movimentos eclesiais, e presidiu a celebrações.

“São sempre um enriquecimento para mim. Tem sido sempre um enriquecimento ao longo destes 23 anos que estou no Algarve porque o celebrar com o povo de Deus que me está confiado fortalece-me também a mim na fé e predispõe-me para servir ainda melhor esta nossa Igreja do Algarve”, disse D. Manuel Quintas, numa celebração onde recebeu uma imagem de São José.

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ informa ainda que o bispo do Algarve está a realizar visitas pastorais mais curtas, dedicando apenas alguns dias a cada paróquia, para visitar ainda várias paróquias, a próxima comunidade é Albufeira; D. Manuel Quinta vai completar 75 anos em 2024 (27/08/1949), a idade que, de acordo com o que está determinado pelo Direito Canónico, tem de apresentar a resignação ao cargo.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top