Algarve: Diocese dinamiza peregrinação diocesana dos avós

Faro, 26 jul 2024 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve promove a peregrinação diocesana dos avós, na memória litúrgica de Santa Ana e São Joaquim, esta sexta-feira, dia 26 de julho, ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», em Loulé.

“A nossa peregrinação será uma oportunidade festiva para que os avós e os idosos, particularmente os que residem em zonas mais distantes ou vivem institucionalizados e dependem do apoio e do transporte disponibilizado pelas Paróquias ou pelas Instituições Sociais, possam visitar o Santuário de Nossa Senhora da Piedade – Mãe Soberana, tão querido do povo algarvio”, explica o Departamento Diocesano da Pastoral Social do Algarve, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.

O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, vai presidir à peregrinação diocesana dos avós 2024, que tem como lema ‘Na velhice, não me abandones’ (cf. Sal 71, 9), proposto pelo Papa Francisco na sua mensagem para o IV Dia Mundial dos Avós e Idosos.

O Departamento Diocesano da Pastoral Social do Algarve informa que os destinatários desta peregrinação são os avós e os idosos das comunidades paroquiais, e, “muito especialmente”, os que frequentam os Lares de Idosos, os Centros de Dia, os Serviços de Apoio Domiciliário “e outras valências das Instituições Sociais da Igreja, Misericórdias, Centros Sociais Paroquiais, Cáritas e outros Movimentos/Serviços eclesiais”.

A peregrinação diocesana dos avós no Algarve começa pelas 15h00, dia 26, esta sexta-feira, com a receção dos peregrinos e acomodação, seguindo-se a recitação dos mistérios do rosário pelas 15h30 e a Eucaristia às 16h’’; as paróquias e instituições devem indicado o número de participantes até ao 22 de julho, através do email servicosdepastoral@diocese-algarve.pt, lê-se no jornal ‘Folha do Domingo’.

A Igreja Católica celebra, no dia 26 de julho, a festa litúrgica de São Joaquim e de Santa Ana, os avós de Jesus, pais da Imaculada Virgem Mãe de Deus.

Em 2021, o Papa Francisco instituiu na Igreja Católica o Dia Mundial dos Avós e Idosos, uma celebração anual, no quarto domingo de julho, junto ao dia de São Joaquim e Santa Ana.

‘Na velhice não me abandones’, evocando o drama da solidão, é o tema da quarta edição do Dia Mundial dos Avós e Idosos, que a Igreja Católica vai celebrar, este ano, dia 28 de julho.

mensagem de Francisco alerta para a “solidão e o descarte” em que vivem muitos idosos.

“Não deixemos de mostrar a nossa ternura aos avós e aos idosos das nossas famílias, visitemos aqueles que estão desanimados e já não esperam que seja possível um futuro diferente”, apela.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé), para além da mensagem Papal, lançou também um kit pastoral para as conferências episcopais, “uma ferramenta à disposição de todas as comunidades eclesiais para ajudar a viver um Dia sem solidão”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top