Algarve: Diocese promove último encontro preparatório para jovens inscritos na JMJ 2023

Foto Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Faro, 01 jul 2023 (Ecclesia) – O Comité Organizador Diocesano (COD) para a Jornada Mundial da Juventude 2023 do Algarve e o Setor da Pastoral Juvenil da diocese dinamizam hoje o último de três encontros preparatórios para os jovens que vão participar no encontro em Lisboa.

‘Caminhar para os outros’ é o tema do terceiro e último encontro,  este sábado, 1 de julho, das 09h30 às 17h30, no complexo paroquial da igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

A Diocese do Algarve conta com “cerca de 1000” inscrições na JMJ Lisboa 2023, informou, em abril, o jornal ‘Folha do Domingo’, na divulgação dos encontros preparatórios.

Os dois primeiros encontros preparatórios para os jovens algarvios que se inscreveram na JMJ 2023, realizaram-se nos dias 1 de maio e 3 de junho.

Caminhar com os outros’ foi o tema do primeiro encontro, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, a irmã Linda Vieira, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (salesiana), orientou o encontro com os jovens, e o padre Samuel Camacho, sacerdote desta diocese, o grupo de animadores.

A ‘Peregrinação interior’ mobilizou a reflexão na segunda sessão, que se realizou nas localidades de Portimão, orientada pelo padre Rui Fernandes (jesuíta) e Joana Encarnação, e em Olhão, pelo padre António de Freitas, e Raquel Jacob.

Estes encontros preparatórios para os jovens inscritos na JMJ Lisboa 2023 destinam-se aos adolescentes a partir do 8º ano de catequese, jovens até aos 30 anos, e respetivos animadores que “já estão inscritos na JMJ ou pretendem fazê-lo num futuro próximo”.

A JMJ nasceu após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude; é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.

São João Paulo II escreveu uma Carta Apostólica aos jovens do mundo (31 de março de 1985) e depois anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude (20 de dezembro de 1985).

Cada JMJ realiza-se, anualmente: a nível diocesano, na solenidade litúrgica de Cristo-Rei, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa.

No dia 27 de janeiro de 2019, na JMJ que decorreu no Panamá, foi anunciada a escolha da cidade de Lisboa pelo Papa Francisco como o local para o encontro de jovens de todo o mundo, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023.

CB

Partilhar:
Scroll to Top