Algarve: Diocese destaca iniciativa que apresentou o património religioso de Tavira «de forma diferente»

Padre Miguel Neto assinalou que diocese algarvia «também ficou fortemente sensibilizada» pela forma como este evento decorreu

Tavira, 19 jul 2022 (Ecclesia) – Os alunos da turma de Tavira do curso do projeto de dinamização do turismo religioso no Algarve organizaram um peddy papper que levou “dezenas de pessoas” a descobrir o património religioso local e outros monumentos de “forma diferente”.

“Era nosso objetivo que estes formandos pudessem desenvolver as suas competências, aplicando conhecimentos desenvolvidos em sala de aula, nomeadamente ligados ao trabalho de investigação e levantamento de informação dos monumentos, planificação de uma atividade que seja geradora de interesse turístico e de proximidade da comunidade com o seu património e criação de conteúdos de interação com os visitantes”, explicou o formador Marco Lopes, sobre um “objetivo conseguido”, numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Neste contexto, este responsável salientou que os alunos conceberam a atividade que, mesmo com “um pendor lúdico muito evidente”, permitiu que todos ficassem a saber mais de história, “criassem maior proximidade com o património e fossem sensibilizados para a proteção dos monumentos”, informa o Gabinete de Informação da Diocese do Algarve (GIDAlg).

Para Marco Lopes foi um peddy paper “memorável pelo património da cidade de Tavira”.

“A Diocese do Algarve também ficou fortemente sensibilizada pela forma como esta iniciativa decorreu”, assinalou o padre Miguel Neto, diretor do setor diocesano da Pastoral do Turismo e pároco de Tavira.

Segundo o sacerdote, o objetivo é que estes formandos possam vir a ser “uma mais-valia nas paróquias onde, agora, realizam, a sua formação em contexto de trabalho”, referindo-se a todos os parceiros do Acordo de Cooperação para a dinamização do Turismo Religioso no Algarve.

“Abrir as Igrejas, disponibilizar o património religioso, oferecer um produto turístico que é uma riqueza da nossa região e que precisa de ser dinamizado e conhecido, é algo que nos preocupa e que mobiliza as nossas vontades”, desenvolveu o padre Miguel Neto.

O peddy paper, realizado no sábado, 16 de julho, começou na igreja de Santiago e passou por outros “monumentos emblemáticos” de Tavira, que hoje são uma marca importante do turismo e da cultura local.

Os participantes também tiveram de responder a enigmas e questionários sobre história e arte de edifícios – o antigo convento da Graça, a ermida de São Roque, o castelo, o Palácio da Galeria, a ermida da Piedade, a igreja da Misericórdia, a Porta de D. Manuel I e capela da Consolação – e sobre a igreja de Santa Maria, recentemente vencedora do prémio Travelers’ Choice 2022, do Tripadvisor.

“As equipas participantes corresponderam com sucesso e com boa disposição. Muito contribuiu a turma, vestida com roupas a lembrar os tempos mais antigos, como teria acontecido em cada um dos monumentos”, acrescentou Marco Lopes, que é o diretor do Museu Municipal de Faro.

Esta jornada noturna, realizada no âmbito do Acordo de Cooperação para a dinamização do Turismo Religioso no Algarve, teve também o objetivo de angariar fundos para o restauro do retábulo da capela da Consolação, divulga o Gabinete de Informação da Diocese do Algarve (GIDAlg).

CB

 

Igreja/Estado: Diocese do Algarve assinou acordo de cooperação que dinamiza turismo religioso e promove a empregabilidade

Partilhar:
Scroll to Top