Algarve: Cáritas dá senhas de alimentação a vítimas do fogo de S. Brás de Alportel e propõe-se reconstruir duas casas

Instituição católica apoiou Bombeiros Municipais de Tavira durante combate aos fogos

Faro, 26 jul 2012 (Ecclesia) – O presidente da Cáritas do Algarve, Carlos Oliveira, afirmou que a instituição vai dar apoio alimentar imediato a quem perdeu todos os bens no incêndio que deflagrou na última semana no Concelho de São Brás de Alportel.

“Entregaremos senhas no valor de 1500 euros à Câmara Municipal, para compra de alimentos numa cadeia de supermercados. Posteriormente a autarquia enviar-nos-á um relatório com os contemplados por esta ajuda”, explicou o responsável ao jornal “Folha do Domingo”, da diocese algarvia.

O organismo de apoio social católico também se propõe reconstruir e mobilar duas das 10 casas de habitação que arderam mas condiciona a oferta aos donativos recolhidos na campanha ‘Cáritas ajuda vítimas de incêndios’, lançada pela Cáritas Portuguesa, que até ao momento recolheu 4213 euros.

A recuperação das residências, que vai privilegiar “os mais pobres de entre os pobres”, depende também do orçamento a apresentar pela Câmara Municipal, bem como do estudo social dos agregados familiares vítimas dos fogos, explicou.

Carlos Oliveira afirmou que as habitações incendiadas pertenciam a pessoas entre os 70 e os 80 anos e adiantou que uma associação de desempregados da construção civil disponibilizou-se para ajudar na reconstrução das casas, oferta que vai abater o custo da mão de obra.

O responsável reuniu-se esta quarta-feira com o presidente da autarquia, António Eusébio, que apresentou um resumo dos principais prejuízos: arderam mais de sete dos nove mil hectares do concelho, foram parcialmente destruídas 14 habitações e 55 anexos não residenciais, além das 10 habitações, e perderam-se automóveis, motorizadas e outros bens.

Referindo-se ao incêndio no Concelho de Tavira, Carlos Oliveira disse que o município não pediu ajuda à Cáritas algarvia e acrescentou que o pólo da instituição na paróquia de Cachopo está a fazer o levantamento das necessidades, podendo dar-se como certo que não arderam habitações.

A Cáritas do Algarve ofereceu aos Bombeiros Municipais de Tavira, durante o combate aos fogos, cerca de 250 litros de leite, 400 garrafas de 1,5 litro de água e 680 pacotes de bolacha, assinalou.

A Cáritas Portuguesa deu 20 mil euros para as necessidades resultantes dos fogos da última semana no Algarve e ilha da Madeira, além de ter disponibilizado dezenas de voluntários para apoiar as vítimas.

Os donativos para a campanha ‘Cáritas ajuda vítimas de incêndios’ podem ser depositados ou transferidos para a conta com o NIB 0007 0000 0010 7639 446 23.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top