Açores: Recolher obrigatório em São Miguel permite participação nas Missas vespertinas

«Foi da expressa vontade do legislador não ferir o direito da liberdade religiosa» – Cónego Hélder Fonseca Mendes

Foto: Lusa

Angra do Heroísmo, Açores, 07 jan 2021 (Ecclesia) – A Vigararia-Geral da Diocese de Angra informa que as Missas vespertinas podem ser celebradas no horário habitual no recolher obrigatório na ilha de São Miguel, a partir das 15h00 nos dias 9 e 10 de janeiro.

“Foi da expressa vontade do legislador não ferir o direito da liberdade religiosa, nem impedir a circulação dos cidadãos para a participação nos atos de culto que estejam marcados para as tardes do fim de semana”, informou o vigário-geral, o cónego Hélder Fonseca Mendes, divulga o sítio online ‘Igreja Açores’.

Esta sexta-feira, o Governo Regional dos Açores vai implementar novas medidas de contenção da pandemia Covid-19 na ilha de São Miguel – como limitação de ajuntamentos, recolher obrigatório, limitação de horário de restaurantes e lojas, e encerramento de escolas – e o decreto mantém como exceção a liberdade de culto e prevê-se a possibilidade de “deslocações para a prática de atos de culto religioso e as deslocações de regresso a casa proveniente das deslocações permitidas”.

Em conferência de imprensa, o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, anunciou hoje a “proibição de circulação entre as 23h00 e as 05h00 nos dias de semana e a partir das 15h00 ao fim de semana”, o “encerramento do comércio local e centros comerciais às 20h00”.

As medidas vão entrar em vigor às 00h00 desta sexta-feira, mantendo-se durante o período do novo Estado de Emergência, até 15 de janeiro, e serão aplicadas apenas à ilha de São Miguel, onde se têm registado mais casos de infeção pelo novo coronavírus e mais de 50% dos concelhos da ilha estão no nível “alto risco”.

“Estamos a preparar medidas que atenuem os constrangimentos familiares que estas medidas têm”, referiu Clélio Meneses no âmbito do encerramento das escolas, divulga o sítio online ‘Igreja Açores’.

Os Açores têm atualmente 564 casos positivos ativos de infeção pelo novo coronavírus Covid-19: 519 na ilha de São Miguel; 39 na ilha Terceira; três na ilha das Flores e três na ilha do Faial; Desde o início do surto foram detetados 2346 casos, registam 1666 recuperações e 22 óbitos.

CB

Partilhar:
Scroll to Top