Açores: Diocese divulga orientações pastorais e pretende comunhão com o sínodo sobre a família

Angra do Heroísmo, Açores, 20 ago 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Angra publicou as orientações diocesanas para o novo ano pastoral e divulgou o programa diocesano da pastoral familiar com cinco objetivos onde se destaca o surgimento de equipas diocesanas e encontros dedicados à família.

No primeiro ponto desenvolve-se a “Pastoral Familiar-Açores 16” ou seja, acompanhar “a consolidação e dinamização do serviço dos ‘Casais de Ligação’” nas 16 Ouvidorias (arciprestados) da Diocese de Angra.

Outro objetivo é a nomeação “em cada paróquia de um casal” que seja responsável pela Pastoral Familiar em ligação com Conselho Pastoral Paroquial, ao que chamam de “Pastoral Familiar -Açores 165”.

No guia do novo ano pastoral também é proposta a realização de um encontro ou de mini Jornadas de Pastoral Familiar em cada Ouvidoria com momentos de “reflexão, testemunho, oração e convívio-festa”.

Depois, propõe-se que se assinale, através de uma celebração, no Ano Litúrgico e Pastoral “os dias mais relacionados com a Família” e que a Semana da Vida também tenha destaque “em todas as Ouvidorias”.

O quinto e último objetivo pretende que a Igreja insular acompanhe a preparação e as orientações do Sínodo da Família em ligação com o Departamento Nacional da Pastoral Familiar e com a Cúria Diocesana na Área Pastoral na coordenação dos Serviços Diocesanos de Apoio à Pastoral.

A III Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família decorre em outubro de 2014 e analisa o tema “Os desafios pastorais sobre a Família no contexto da evangelização”.

Em 2015 vai realizar-se uma Assembleia Geral Ordinária “em ordem a procurar linhas de ação para a pastoral da pessoa humana e da família”, refere o documento de preparação do Sínodo.

O guia do novo ano pastoral na Igreja dos Açores tem como tema “da Alegria do Evangelho à saída missionária da Igreja” inspirado na exortação apostólica «A Alegria do Evangelho», do Papa Francisco.

“A versão impressa deste documento, composta por três mil exemplares, vai ser distribuída pelas ouvidorias da diocese a partir do dia 1 de setembro”, informa o Portal da Diocese.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top