Açores: D. Américo Aguiar presente no adeus à bandeira da JMJ Lisboa 2023 na Ilha das Flores

«A jornada terminará fisicamente neste lugar que é o ponto mais ocidental da Europa» – Padre Jorge Sousa

Angra do Heroísmo, Açores, 24 set 2023 (Ecclesia) – O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 preside hoje à cerimónia de arrear da bandeira da Jornada Mundial da Juventude, às 17h00 locais (mais uma hora em Lisboa), na Fajã Grande, na ilha das Flores, Diocese de Angra.

“Há um ano, em outubro, o bispo D. Américo Aguiar esteve nas Flores e hasteou a bandeira. Na altura foi desafiado a vir cá arreá-la no final da Jornada e isso tem um simbolismo”, disse o responsável pela pastoral juvenil na ilha das Flores, o padre Jorge Sousa.

O sacerdote acrescenta que a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude 2023 “terminará fisicamente neste lugar que é o ponto mais ocidental da Europa”, divulga o portal ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.

“Aqui começa a Europa ocidental e não deixa de ser significativo este momento. Será mais um momento histórico na vivência da jornada e protagonizado nos Açores”, desenvolveu o sacerdote.

A JMJ Lisboa 2023 decorreu de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas pelo Papa Francisco, no Parque Tejo.

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, que preside à cerimónia deste domingo, vai arrear a bandeira da Jornada Mundial da Juventude com o bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, na zona de lazer da Fajã Grande, na ilha das Flores, às 17h00 locais.

Depois, segundo o programa, os bispos e vários jovens – 35 jovens florentinos que estiveram em Lisboa na JMJ, escuteiros e jovens da catequese – vão para a igreja de Nossa Senhora do Carmo, na Ponta da Fajã Grande, onde é celebrada a Eucaristia, informa o sítio online ‘Igreja Açores’.

“Será um momento igualmente significativo de festa e de partilha de mais esta experiência de muitas que estes jovens viveram na Jornada em Lisboa”, acrescentou o padre Jorge Sousa, responsável pela pastoral juvenil na ilha das Flores.

Dos Açores, com o Comité Organizador Diocesano de Angra para a JMJ Lisboa 2023, viajaram 750 jovens para a capital portuguesa para participarem na Jornada Mundial da Juventude.

CB/OC

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhar:
Scroll to Top