2025: Família Blasiana realiza congresso internacional «Cuidar as Famílias com(o) o Pe. Brás»

Lisboa, 08 jul 2024 (Ecclesia) – A Família Blasiana vai realizar um congresso internacional, no jubileu do centenário da ordenação sacerdotal do seu fundador (1925-2025), a 17 e 18 de maio de 2025, para “ir às fontes, olhar o presente” e “ousar o futuro”.

“Um primeiro momento em que voltaremos a visitar o berço, as fontes, para tentar identificar quais são aqueles traços característicos e identificativos do carisma que foi dado às Cooperadoras da Família, que elas tentam atualizar em cada momento da história, e, portanto, vamos olhar para o tempo do Padre Alves Brás, tentando descobrir aí os desafios culturais daquele tempo, os contornos da família naquele tempo”, disse o coordenador da comissão científica do Congresso Internacional, em entrevista à Agência ECCLESIA.

O teólogo Juan Ambrosio explicou que o congresso internacional tem três objetivos, “quer ir às fontes, quer olhar o presente, quer ousar o futuro”, o segundo e o terceiro momento são “ver quais são os desafios” e uma “rampa de lançamento” para “as mudanças que é preciso fazer”.

A Família Blasiana, que é constituída pelas Instituições fundadas pelo Venerável Padre Joaquim Alves Brás, – Obra de Santa Zita (OSZ); Centros de Cooperação família (CCF); Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), que fundou na Guarda, em 1933; Movimento por um Lar Cristão (MLC); Fundação Mons. Alves Brás e “Focos de Esperança”, o movimento juvenil – vai dar início um ano jubilar (1925-2025) que assinala os 100 anos de ordenação sacerdotal do seu fundador, a partir do dia 19 de julho.

Do vasto programa comemorativo destaca-se o Congresso Internacional ‘Atravessados pelo Amor e Pela Esperança – Cuidar as Famílias com(o) o Pe. Brás’, nos dias 17 e 18 de maio de 2025, em Fátima.

“O que está na origem é a intuição deste homem, adaptada a cada momento da história, pela leitura que fazem as Cooperadoras e por aqueles que as cooperadoras também chamam a colaborar, e esta é uma missão interessante, porque não é só das Cooperadoras”, acrescentou Juan Ambrosio.

O coordenador da comissão científica do Congresso Internacional assinala que vão ter também um momento de “destaque à juventude”, “que tem trabalhado e que tem estado perto das Cooperadoras ou do Instituto”, onde vão apresentar e refletir sobre os resultados de um inquérito “convidando os jovens a participar”.

“Para perceber até que ponto o Instituto foi ou não foi importante na vida desses jovens, e como é que a família desses jovens foi ou não foi enriquecida, que impacto teve o Instituto na família”, acrescenta.

Num outro momento deste congresso internacional, segundo Juan Ambrosio, têm “a dinâmica” de tentar discernir quais são “os desafios que se levantam, hoje, de facto à família, e, por causa, dos desafios que se levantam à família”.

O entrevistado assinala também que escolheram o titulo do Congresso Internacional da Família Blasiana – ‘Atravessados pelo Amor e Pela Esperança – Cuidar as Famílias com(o) o Pe. Brás’ – em sintonia com o Ano Santo da Esperança, convocado pelo Papa Francisco, para 2025.

“É na família, não tenho a menor dúvida, que reside uma parte muito significativa da esperança da vida das pessoas e do mundo. Por aí vai passar muita da transformação”, realçou o teólogo, lembrando outro ponto de contacto com o pensamento do Papa Francisco e do seu pontificado, onde a família tem “um papel fundamental”.

Joaquim Alves Brás nasceu a 20 de março de 1899, em Casegas (Covilhã ), foi ordenado padre, em 19 de julho de 1925, na Diocese da Guarda, e morreu a 13 de março de 1966, em Lisboa.

O coordenador da comissão científica do Congresso Internacional lembra que este carisma “dado ao mundo” está presente em Madrid (Espanha), em Cabinda (Angola), no Brasil e na Itália, e também contam no evento com pessoas “de outros territórios e de outras realidades”.

“A quem se foi pedido, olhando de fora, que desafios se levantam hoje a um Instituto Secular que tem como foco central acolher, acompanhar potenciar as famílias”, acrescentou Juan Ambrosio, esta segunda-feira, em entrevista ao Programa ECCLESIA, na RTP2.

LS/CB/OC

Vida Consagrada: Família Blasiana dá início ao ano jubilar

Partilhar:
Scroll to Top