Voluntariado: Leigos Boa Nova debateram economia social, religião e política

Santa Maria da Feira, Aveiro, 17 ago 2015 (Ecclesia) – Os Leigos Boa Nova (LBN) celebraram 20 anos de serviço missionário com o congresso ‘Queres mudar o mundo? Então, vem!’, onde refletiram sobre economia social, religião e política no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os Leigos Boa Nova informam que no congresso se abordaram quatro dimensões “fundamentais na transformação do mundo”: “Economia social; religião; política e música”, este último ponto “não foi objeto de debate” mas de “alegria”.

Na conferência “Mudar o mundo pela Economia Social”, esta foi definida como uma “economia de partilha” pelo presidente da Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais pelo Desenvolvimento.

Pedro Krupenski assinalou que o “rosto concreto” das pessoas deve estar no centro da cooperação para desenvolvimento e “não o dinheiro”.

O padre Augusto Farias, missionário da Boa Nova, observou que é a religião é “fonte de bem para toda a sociedade”: “Elas estão ao serviço do ser humano e da sua felicidade, o problema surge quando existe uma instrumentalização.”

No tópico da política foram convidados duas gerações diferentes: o professor Marcelo Rebelo de Sousa, a 2.ª vereadora do projeto Jovem Autarca, Rafaela Silva, e Teresa Ferreira, técnica da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Para a jovem de 14 anos, a democracia “deve começar por cada um” e o “simples gesto de votar” é o primeiro passo para a mudança.

O professor universitário e comentador político disse por sua vez que na sua perspetiva se os “cidadãos têm a missão de mudar o mundo”, então os cristãos têm a “missão reforçada”.

“Os cristãos não agem em nome pessoal mas em nome de Deus, de uma Igreja, de uma comunidade e isso constitui uma grande responsabilidade”, comentou Marcelo Rebelo de Sousa.

“Nos vários campos de reflexão o testemunho e a visão foram “muito marcantes e enriquecedores”, assinalam os Leigos Boa Nova no seu sítio na internet onde disponibilizam os vídeos das intervenções realizadas a 30 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

O assistente espiritual dos LBN num artigo sobre o percurso de 20 anos alerta que o desafio para os leigos “é não se contentar com migalhas do carisma”.

“Muitos jovens partilham a experiência missionária mas depois são engolidos pela mentalidade dominante. Neste tempo de globalização da solidariedade, tem de ser possível viver com os dois pés na Igreja local com um coração todo missionário”, desenvolve o padre Jerónimo Nunes.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top