Vocações: Família tem um «papel fundamental» na história da Igreja

Casais dão testemunho da sua vida a dois, a convite da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios

Lisboa, 19 abr 2021 (Ecclesia) – André e Raquel, casados há quatro anos, afirmam que a vocação matrimonial é importante para a Igreja e para o mundo porque são “chamados a criar uma família”.

“A nossa vocação é também sermos chamados a seguir o exemplo desta família durante a nossa vida matrimonial”, explicou André, num vídeo publicado pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM).

A Igreja Católica em Portugal está a celebrar desde domingo a 58ª Semana de oração pelas Vocações, que vai terminar a 25 de abril, na celebração do IV domingo da Páscoa (Domingo do Bom Pastor).

“A Igreja tem que ter alicerces da família e a família tem que viver para a sua Igreja; Julgo que não existe Igreja de Deus sem as pessoas sentirem que Deus existe e temos que o transmitir aos outros”, salienta por sua vez Albano, casado com São há 56 anos.

A CEVM publicou diversos vídeos com testemunhos e começou a semana com o testemunho de quatro casais, que respondem a várias perguntas, como “o que é ser batizado”, como explica a sua vocação e porque é que a vocação matrimonial é importante para a Igreja e para o mundo.

“É importante porque a Igreja precisa de famílias, as famílias que se constroem dentro de uma família mais alargada que é a dos cristãos”, realçou Ana, casada com José há dois anos.

Já Tiago e Dulce estão casados há 20 anos e assinalam que “é na família que começa a primeira Igreja”, a Igreja doméstica onde criam e educam os filhos e onde também está presente “o exemplo da família de Nazaré”.

“Onde tentamos transmitir todos os valores aos nossos filhos, tentamos levá-los a acreditar neste Deus que ama e que é amor”, refere Tiago.

“A família é o berço de todas as vocações”, acrescenta Dulce.

Segundo Raquel, casada com André há 4 anos, foram chamados à vocação do matrimónio que significa dizerem “um sim todos os dias, um sim constante”, e desse modo são fiéis e comprometidos a Deus e um ao outro.

“E isso é importante, somos o pilar na vida um do outro e apoiamo-nos nas dificuldades e nas alegrias que aparecem no dia-a-dia”, realçou.

‘São José: o sonho da vocação’ é o tema da Semana de oração pelas Vocações 2021 e a Comissão Episcopal Vocações e Ministérios preparou diversas propostas de oração e divulgação, propondo que em cada dia da semana se reze por uma vocação específica, desde esta segunda-feira: matrimónio, leigos consagrados, missionários, sacerdotes e vida religiosa (ativa e contemplativa).

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top