Viseu: Confraria de Santo António celebra 130 anos com Eucaristia em honra do padroeiro

Bispo diocesano presidiu à celebração e pediu a Santo António que «continue a realizar o milagre» para que instituição desenvolva a sua missão

Viseu, 14 jun 2024 (Ecclesia) – A Confraria de Santo António celebrou esta quinta-feira 130 anos, com uma celebração eucarística, na Igreja da Confraria, na qual o bispo de Viseu pediu a Santo António o desenvolvimento da missão da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

Na eucaristia em honra do padroeiro da organização, Santo António, D. António Luciano agradeceu a preparação da efeméride, “que dignifica a instituição”, evocando a importância do dia 13 de junho para a Confraria, “que há 130 anos procura fazer o bem imitando o exemplo do seu padroeiro, que foi um religioso, missionário insigne, um homem de carisma universal, amigo dos pobres e necessitados”, informa uma nota enviada à Agência Ecclesia.

O bispo de Viseu deixou palavras de agradecimento aos colaboradores e à direção da instituição pelo trabalho e contributo, deixando ainda o pedido para que Santo António, junto de Deus, “continue a realizar o milagre para que esta instituição desenvolva a sua missão”.

“Quero agradecer a esta instituição que se dedica, desde a sua origem, ao acolhimento e formação das crianças e jovens, criando-lhes, em cada dia, um horizonte de esperança”, referiu.

Dirigindo-se às crianças e adolescentes institucionalizados, o bispo de Viseu pediu para que também eles partilhem o que recebem com os mais necessitados, tal como Santo António.

“Que a presença de Santo António nesta instituição nos ajude a fazer o percurso humano e da fé”, apelou, destacando a total disponibilidade da Diocese de Viseu para com a instituição, que considerou ser uma grande família.

Por sua vez, o presidente da direção da Confraria de Santo António, coronel José Loureiro, agradeceu a colaboração e o apoio que a Diocese de Viseu tem dado à instituição, ao longo de mais de 100 anos de história, um “sinal de reconhecimento da importância do relevante papel social e dedicação, contribuindo para a melhoria do bem-estar e promoção das crianças e jovens”.

A eucaristia, concelebrada pelo padre José Marcelino, capelão da instituição, e pelo Padre Franciscano, Francesco Ervas, terminou com a tradicional bênção e partilha do pão pela assembleia presente, constituída por um grande número de fiéis e entidades civis, militares, académicas e religiosas, adianta a diocese.

A Confraria de Santo António é uma Instituição de Solidariedade Social que foi instituída há 121 anos, a 13 de junho de 1894, e que tem a seu cargo a administração do Lar-Escola que acolhe crianças e jovens em situação de risco, garantindo os cuidados adequados às suas necessidades e proporcionando condições que promovam os seus direitos, nomeadamente o direito à educação, bem-estar e desenvolvimento integral.

Segundo a Diocese de Viseu, “atualmente tem 26 crianças e jovens ao seu cuidado, de ambos os sexos, uma realidade que existe há cerca de meio ano, sendo que até então só acolhia do sexo masculino. Os residentes vivem num ambiente de comunidade, com serenidade e alegria, proporcionado pelos cuidadores da instituição”.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top