Viseu: Cerca de 200 jovens desafiados a descobrir os sinais de esperança propostos pelo Papa Francisco

Encontro celebrou Jornada Mundial da Juventude, no qual bispo apelou aos jovens para serem «ponte de unidade entre as suas paróquias e o mundo»

Viseu, 25 nov 2024 (Ecclesia) – Cerca de 200 jovens, de todos os arciprestados da Diocese de Viseu, reuniram-se para assinalar a 39ºJornada Mundial da Juventude, tendo sido desafiados a descobrir os sinais de esperança indicados pelo Papa Francisco.

No encontro, que teve início no Seminário Maior de Viseu, o bispo diocesano pediu aos jovens para serem “uma ponte de unidade entre as suas paróquias e o mundo, entre a escola e a família, vivendo com amabilidade, sendo peregrinos do amor, construtores da paz e semeadores da esperança”, informa o gabinete de informação da diocese.

D. António Luciano assinalou ainda o caminho que a nova equipa da Pastoral Juvenil está a traças com os jovens para “dar expressão àquilo que foi o desafio da Papa Francisco, ou seja, inserirem-se na vida da Igreja e das suas comunidades, para serem protagonistas da evangelização de outros jovens”.

A tarde foi dedicada à descoberta dos sinais de esperança, propostos pelo Papa Francisco, partindo do testemunho do casal Olga e Joaquim, responsáveis pela Conferência de São Vicente de Paulo, em São Pedro do Sul, focado na pobreza.

Foto: Diocese de Viseu

Integrados em grupos, os jovens visitaram várias estações onde se trabalharam os sinais: pobres, presos, idosos, jovens, vida, paz, passar o arco e migrantes.

“Com esta atividade, de descoberta dos sinais de esperança, quisemos conhecer a realidade dos vários arciprestados para nos ajudar, enquanto equipa da Pastoral Juvenil, a chegarmos a mais jovens”, explicou Marisa Santos, do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil.

Este foi um dia para juntar os jovens e colocá-los em ação, proporcionando que se conheçam uns aos outros, “tendo em vista o Jubileu 2025”, referiu.

Para José Miguel, da paróquia da Torredeita, a celebração foi vivida com “atividades muito interessantes”, que abordaram temas como “a correria constante” em que sociedade vive, que muitas vezes desvia a “atenção daquilo que é realmente importante”.

O Papa escolheu o tema ‘Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar’, do livro do profeta Isaías (cf. Is 40, 31) para a Jornada Mundial da Juventude 2024, celebrada nas Igrejas particulares, nas dioceses, este domingo.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional, numa grande cidade.

A Diocese de Viseu informa que os jovens interessados em participar no Jubileu da Esperança, que se realiza no próximo ano, em Roma, devem realizar a pré-inscrição, até ao dia 16 de dezembro, junto da Pastoral Juvenil.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top