Viseu: Casa Memorial Rita Amada de Jesus celebra 10º aniversário

Foto: Diocese de Viseu

Viseu, 26 out 2024 (Ecclesia) – A Casa Memorial Rita Amada de Jesus, em Casal Mendinho (Ribafeita), na Diocese de Viseu, celebra 10 anos de existência, com uma peregrinação àquele local, este sábado, dia 26 de outubro.

“No mesmo dia, assinala-se o aniversário do envio do primeiro grupo de irmãs para o Brasil, que aconteceu em outubro de 1912”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta efeméride é comemorada com uma peregrinação até à Casa Memorial, a partir das 15h30, às 16h00 é exibido o documentário Beata Rita Amada de Jesus, e de seguida uma visita guiada pela coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio, que termina com um momento de oração.

Pelas 18h00, é rezado o terço em procissão até à Igreja Matriz, com a Banda Filarmónica de Ribafeita. Uma hora mais tarde é celebrada a Eucaristia, presidida pelo padre Marcelo Boita, pároco da Paróquia de Alverca (Lisboa), de onde virá um grupo de peregrinos.

Este domingo, dia 27, há ainda a celebração da missa na Capela da Urna Tumular, residência do Instituto Jesus Maria José (JMJ), presidida pelo mesmo pároco, pelas 09h30.

Esta peregrinação é aberta a toda a comunidade que deseje participar e vai contar com a presença das irmãs e colaboradoras do Instituto em Portugal.

A Beata Rita Amada de Jesus foi a fundadora do Instituto Jesus Maria José e a sua obra também se espalhou por vários países, com forte presença no Brasil.

Atualmente está a decorrer o processo de canonização desta mulher do povo que, no meio de tantas dificuldades, foi um modelo como apóstola da Eucaristia, do Rosário e da Família.

LFS

 

Partilhar:
Scroll to Top