Viseu: Bispo apresenta Santa Beatriz da Silva como exemplo de «beleza espiritual»

D. António Luciano presidiu a Missa no convento de clausura local das Irmãs Franciscanas Concepcionistas da Imaculada Conceição

Foto: Diocese de Viseu
(imagem de arquivo)

Viseu, 18 ago 2022 (Ecclesia) – O bispo de Viseu presidiu esta quinta-feira à Missa da festa de Santa Beatriz da Silva no convento de clausura local, sublinhando que fundadora das Irmãs Franciscanas Concepcionistas da Imaculada Conceição é um exemplo de “beleza espiritual”.

“A beleza espiritual de Santa Beatriz, desafia a nossa fé cristã a ser vivida num caminho de bem-aventurança. Ela é feliz porque uma estrela continua a brilhar na sua vida de simplicidade, de humildade, de alegria e de luz, enchendo de beleza a Igreja inteira”, disse D. António Luciano, numa homilia enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A intervenção sublinhou as motivações que podem levar um jovem a “colocar Deus em primeiro lugar na sua vida”, como Santa Beatriz, que “soube afastar-se da ambição, das intrigas e das invejas palacianas”.

Beatriz da Silva nasceu numa família nobre, em Campo Maior, Portugal, por volta de 1426, e faleceu com fama de santidade, em 1492, pouco depois de fazer profissão religiosa; foi canonizada pelo Papa Paulo VI a 3 de outubro de 1976.

“Confiemos este mosteiro, as suas monjas e os jovens à proteção da Imaculada Conceição e de Santa Beatriz da Silva. Sigamos todos o caminho de Jesus, verdadeiramente apaixonados pela Santíssima Eucaristia, percorrendo o caminho de conversão, de oração, de contemplação e de santidade que nos deixou como testamento espiritual Santa Beatriz da Silva”, concluiu D. António Luciano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top