Vila Real: Diocese celebra 100 anos de vida com programa religioso e cultural

Programa de comemorações aposta na proximidade com a população

Foto: Museu de Som e Imagem de Vila Real

Vila Real, 20 abr 2022 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real celebra hoje 100 anos de existência, uma oportunidade de dar a conhecer a sua história à população, com várias iniciativas religiosas e culturais.

Alexandra Amaral, elemento do Secretariado Diocesano para a Liturgia, disse à Agência ECCLESIA que o objetivo do programa é que as pessoas não vejam os eventos “apenas como da Igreja”.

As tertúlias do centenário foram uma ocasião de diálogo sobre os diferentes setores da vida da Igreja neste território e marcaram um programa de comemorações que aposta na dimensão cultural para criar proximidade com toda a sociedade.

“Eventos que são um chamamento e que são cultura”, frisou.

No dia em que se assinala o centenário da criação da Diocese, 20 de abril, acontece um desses concertos pelo organista titular do órgão da Catedral, Giampaolo Di Rosa, e também a inauguração de uma exposição fotográfica no Museu de Som e Imagem de Vila Real sobre os 100 anos da História da Diocese.

Em junho, uma mostra documental vai informar sobre o itinerário eclesial nesta região, no último século, que vai ser instalada no Seminário de Vila Real.

A Sé de Vila Real, os bispos, o seminário e “atividade eclesiástica, tal como as grandes obras da diocese durante estes 100 anos” são os panos de fundo desta exposição, disse o padre Manuel da Silva Gonçalves, elemento da comissão organizadora, em entrevista ao Programa ECCLESIA, emitida esta quarta-feira, na RTP2.

“Um conjunto de elementos de informação, de imagens e documentos que mostram a história”, afirmou.

Foto: Diocese de Vila Real

‘Crescer com raízes’ é o lema das celebrações deste centenário da Diocese de Vila Real, que tem o propósito de planear o futuro a partir do presente e de 100 anos de história.

O coordenador da comissão das celebrações desta efeméride disse à Agência ECCLESIA que esta festa “tem uma origem pascal”.

“A Diocese de Vila Real surgiu numa quinta-feira, a seguir à Páscoa, a 20 de abril de 1922”, realçou o padre Manuel Queirós.

PR/LFS/OC

Vila Real: Padre Jorge Fernandes recorda centenário da diocese desde a fundação, através dos seus sete bispos (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top