Vida Consagrada: Salesianos celebraram 80 anos de presença em Mogofores

Um colégio e um santuário mariano nacional aliam-se a outras ofertas «educativo-pastorais» na região

Foto: Salesianos de Mogofores

Anadia, 02 out 2018 (Ecclesia) – A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana comemorou o 80º aniversário de presença em Mogofores, onde atualmente coordenam o trabalho de um colégio e de um santuário mariano nacional.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, os Salesianos referem que a sua obra em Mogofores, no Concelho de Anadia e  distrito de Aveiro, começou como seminário e, desde 26 de setembro de 1938 foram criadas progressivamente outras valências “educativo-pastorais, oratório festivo, aulas de alfabetização de adultos, imprensa, paróquia, santuário, e mais tarde colégio”.

Em 1975 o seminário transformou-se no atual colégio que, “apesar da revisão em 2016 dos contratos de Associação com o Ministério da Educação”, neste ano letivo alargou a oferta educativa ao Ensino Secundário – Curso de Ciências e Tecnologias e o Curso de Línguas e Humanidades -, para além do Ensino Básico dos 2.º e 3.º Ciclos.

Teatro, programação e robótica, basquetebol e natação destacam-se nas atividades extracurriculares.

As comemorações dos 80 anos de presença Salesiana em Mogofores decorreram no dia 26 de setembro e começaram com a oração dos Bons-Dias, tradição recebida do fundador da congregação S. João Bosco, onde participaram alunos, docentes, funcionários, salesianos e alguns encarregados de educação, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora.

Foto: Salesianos de Mogofores

Durante a tarde, uma conferência sobre a obra salesiana de Mogofores e uma homenagem ao fundador, o padre Humberto Pascoal (1906-1985), marcaram o programa comemorativo que contou com a Comunidade Salesiana do Porto.

A Eucaristia festiva foi presidida pelo provincial dos Salesianos em Portugal, o padre José Aníbal Mendonça.

A sociedade Pia de São Francisco de Sales, os Salesianos, foi fundada pelo santo italiano João Bosco (16 de agosto de 1815-31 de janeiro de 1888); ‘Don Bosco’, como era conhecido na Itália, foi canonizado em 1934, pelo Papa Pio XI, e é patrono da próxima Jornada Mundial da Juventude 2019, no Panamá.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top