Vida Consagrada: Paulistas celebram 80 anos de presença em Portugal, ao serviço da Igreja na comunicação

Padre Tiago Melo destaca novos projetos da congregação religiosa e serviço pastoral na igreja de São Paulo

Lisboa, 25 out 2023 (Ecclesia) – A Sociedade São Paulo está a celebrar 80 anos em Portugal, congregação religiosa que tem na “comunicação um jeito de ser”, e o superior delegado dos Paulistas contextualizou esta presença no território nacional e anunciou novos projetos e serviços.

“Há uma proposta de trabalho na igreja de São Paulo (Lisboa) e vejo como dom de Deus: em outubro 80 anos, uma paróquia de São Paulo para os Paulistas, isso não é coincidência. É dom de Deus para nós, para estarmos próximo do povo, e propor não só o cuidado pastoral mas também uma atenção à comunicação social e à Palavra de Deus”, disse hoje o padre Tiago Melo, em entrevista à Agência ECCLESIA.

A Sociedade São Paulo foi fundada pelo Beato Tiago Alberione, na cidade italiana de Alba, em 1914, e chegou a Portugal no dia 18 de outubro de 1943, há 80 anos, pelo padre Xavier Boano, enviado pelo fundador da congregação religiosa que visitou o país em 1946.

No contexto desta presença dos Paulistas, neste domingo, dia 22 de outubro, o superior geral da Sociedade esteve em Portugal e “celebrou uma Eucaristia em ação de graças”.

“Um arranque de esperanças e expectativas para a nossa missão que continua, com os desafios do digital, de uma editora e um mundo em ebulição por tantos temas que necessitamos”, destacou o padre Tiago Melo desta celebração.

Sobre projetos de futuro da Sociedade São Paulo em Portugal, para além do trabalho da editora católica PAULUS, o superior delegado dos Paulistas adianta que na igreja de São Paulo pretendem desenvolver “três aspetos, “juventude, comunicação e Bíblia”.

O padre Tiago Melo explica que “um dos principais” projetos que estão “a desenhar” é uma presença dos Paulistas através de cursos, a formação a nível da Comunicação, “cursos para que as pessoas saibam trabalhar a comunicação nas suas paróquias, nos movimentos”.

“É ajudar a Igreja a pensar a comunicação e colocar a comunicação no coração da pastoral da Igreja: Comunicação como parte integrante do trabalho da pastoral”, desenvolveu o sacerdote, no Programa ECCLESIA, transmitido hoje na RTP2.

O entrevistado recorda que o padre Xavier Boano, “o primeiro Paulista que veio para Portugal e fundou a sociedade”, em 1943, esteve os três primeiros anos como capelão de umas religiosas e estava “hospedado nos Salesianos”, e, depois, com alguns padres da Itália “o carisma” foi-se difundindo, com a abertura de casas no Lumiar, na Apelação, no distrito de Loures, em Fátima, Braga, e, novamente, em Lisboa.

“A realidade das congregações religiosas mudou bastante, os padres foram envelhecendo e por causa da nossa missão não tínhamos tanto contacto com o povo, com paróquias, o número de sacerdotes foi diminuindo e o número de vocações também”, desenvolveu o padre Tiago Melo, adiantando que foi preciso redesenhar a congregação “para a permanência do carisma”.

Neste sentido, explica que em abril deste ano tiveram “uma novidade” e Portugal juntou-se “à realidade do Brasil e de Angola”, e os três países, “em termos organizativos”, formam “uma só província”.

Os Paulistas foram fundados (1914), pelo padre Tiago Alberione, com o intuito de utilizar os Meios de Comunicação da época, “a boa imprensa, os meios impressos, para anunciar o Evangelho e levar a boa notícia”, por isso, desde a fundação que “a vocação é a comunicação”.

“Enquanto para uns a comunicação é apenas um meio de evangelização, para nós é um jeito de ser”, sublinhou o sacerdote, que destacou o livro ‘Orações da Família Paulista’, “símbolo da espiritualidade do comunicador”, que levou para a Jornada Mundial da Juventude e aos jovens “e não sabiam que tinha oração para a rádio, os trabalhos de comunicação”.

Tiago Alberione foi beatificado em Roma no dia 27 de abril de 2003, pelo Papa João Paulo II; Nasceu a 4 de abril de 1884, em Fossano, e faleceu a 26 de novembro de 1971, em Roma.

PR/CB

Partilhar:
Scroll to Top