Vida Consagrada: Papa afirma que «cruz é atual, ensina a humildade do coração»

Francisco enviou mensagem a Congresso Teológico Internacional promovido pelos Passionistas

Cidade do Vaticano, 21 set 2021 (Ecclesia) – O Papa afirmou a importância da cruz na sociedade atual, porque “ensina a humildade do coração”, numa mensagem à Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas), divulgada hoje pelo Vaticano.

“A Cruz do Senhor, fonte de salvação para os homens de todos os lugares e de todos os tempos, é atual e eficaz numa situação como a contemporânea, caraterizada por mudanças rápidas e complexas”, escreveu o Papa ao superior-geral da congregação, o padre Joachim Rego.

A mensagem de Francisco foi enviada pelo início do Congresso Teológico Internacional ‘A Sabedoria da Cruz num mundo plural’, que começa hoje, no contexto das celebrações jubilares dos 300 anos da fundação da Congregação Passionista, até 24 de setembro, na Universidade Pontifícia Lateranense, de Roma.

“Responde ao desejo de São Paulo da Cruz de se esforçar para que o Mistério Pascal, centro da fé cristã e do carisma da Família Religiosa Passionista, se irradie e se difunda como resposta à Caridade divina e para que vá ao encontro das expetativas e esperanças do mundo”, referiu Francisco, numa mensagem divulgada pelo portal ‘Vatican News’.

O Papa salienta que o “imenso poder salvífico” que se liberta da fragilidade da Cruz aponta à teologia “a importância de um estilo que saiba unir a altura do pensamento com a humildade do coração”.

Francisco refere também que o Congresso Teológico propõe dar a conhecer a ‘Sapientia Crucis’ (sabedoria da cruz), em vários âmbitos, “das culturas, a promoção do humanismo e o diálogo inter-religioso, os novos cenários da Evangelização”, associando à reflexão científica uma série de “manifestações que garantem o impacto benéfico em vários contextos”.

A Congregação da Paixão de Jesus Cristo é um Instituto Religioso internacional fundado por São Paulo da Cruz, em 1720, em Itália, e entrou em Portugal em 1931.

O ano jubilar especial tem como tema ‘Renovar a nossa missão: gratidão, profecia e esperança’, foi inaugurado no dia 22 de novembro de 2020 e termina a 1 de janeiro de 2022.

A data do início do jubileu, 22 de novembro de 2020, faz referência ao dia em que Paulo Danei, um jovem de 26 anos, abandonou a atividade comercial e começou um retiro de 40 dias, até 1 de janeiro de 1721, num pequeno compartimento da igreja de São Carlos, em Castellazzo, e escreveu as regras da futura congregação.

A congregação missionária masculina, que tem mais de 1900 religiosos, em 63 países dos cinco continentes, e São Paulo da Cruz fundou também a Congregação das Monjas Passionistas (contemplativas).

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top