Vida Consagrada: Monjas escrevem biografia infantil de Santa Beatriz da Silva

Évora, 25 nov 2016 (Ecclesia) – A comunidade do Mosteiro da Imaculada Conceição de Campo Maior, na Arquidiocese de Évora, escreveu ‘A Força escondida de Santa Beatriz da Silva’, uma biografia infantil sobre a santa portuguesa e as vendas revertem para obras de restauro.

A Arquidiocese de Évora informa que a compra da biografia infantil ‘A Força escondida de Santa Beatriz da Silva’ vai contribuir para as obras de restauro do claustro e da igreja do mosteiro.

A história recorda que a santa portuguesa nascida no Alentejo era “linda como uma princesa e a rainha mandou prender por causa da sua beleza”.

As monjas de clausura explicam que a rainha desconhecia que “a formosura extraordinária” de Beatriz era “uma beleza muito maior, no seu coração”, que “amava profundamente a Deus e aos outros”.

«E essa beleza ninguém podia esconder. Foi por isso que, quando a rainha a mandou fechar numa arca onde ela corria o risco de morrer, Deus a salvou…», lê-se na contracapa do livro, divulga a Arquidiocese de Évora na sua página na internet.

A nova publicação foi escrita pela comunidade do Mosteiro da Imaculada Conceição de Campo Maior e as ilustrações são de José Maria Souto Moura.

Santa Beatriz alcançou, em 1489, uma primeira aprovação papal para a sua comunidade monástica através da bula ‘Inter Universa’, do Papa Inocêncio VIII, mas só após a sua morte (1492), a Ordem da Imaculada Conceição obteria a bula fundacional ‘Ad Statum Prosperum’ do Papa Júlio II em 1511.

Beatriz da Silva, nascida por volta do 1437 em Campo Maior, viveu desde os 14 anos em reclusão no mosteiro de São Domingos de monjas dominicanas, em Toledo (Espanha).

CB

Partilhar:
Scroll to Top