Vicentinos: Faleceu o padre Manuel Matias de Morais

Foto: Província Portuguesa da Congregação da Missão

Lisboa, 13 jun 2023 (Ecclesia) – O padre Manuel Matias de Morais da Congregação da Missão faleceu esta segunda-feira, aos 98 anos, no Lar Vicentino de Santa Quitéria, em Felgueiras, informou a Província Portuguesa da Congregação da Missão.

“Pelas 14h00 desta segunda-feira, 12 de junho de 2023, o Padre Manuel Matias de Morais, CM terminou a sua peregrinação na terra, aos 98 anos, e partiu para a Casa do Pai”, indica uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As cerimónias fúnebres estão marcadas para esta terça-feira, com celebração da Eucaristia às 11h30 no Lar Vicentino de Santa Quitéria, seguindo para o Santuário de Santa Quitéria; o seu corpo será “sepultado no jazigo dos Padres Vicentinos”, em Felgueiras.

“O padre Morais era o mais idoso dos Padres Vicentinos de que há memória. A Província Portuguesa da Congregação da Missão e a sua família unem-se agora em oração e agradecem a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida”, sublinha a nota.

Nascido em 1925, o padre Manuel Matias de Morais era natural de Vila Frade, em Chaves, tendo entrado no Seminário de São José, em Felgueiras, em 1940, onde fez os estudos secundários.

“Entre 1945 e 1953, frequentou os cursos do propedêutico, filosófico e teológico no Seminário de Santa Teresinha, em Pombeiro/Felgueiras, onde fez também o Seminário Interno (Noviciado) e emitiu os votos, em 1947”, informa a nota.

O padre Manuel Matias de Morais foi ordenado sacerdote em 19 de julho de 1953, tendo exercido diferentes ministérios e atividades como professor, em Portugal e Moçambique; estudou em Paris e trabalhou junto dos emigrantes na diocese de Nanterre, em França.

“Entre 2007 e 2015, residindo na Rua do Século, em Lisboa, foi capelão de Religiosas e ajudou em alguns ministérios paroquiais; da mesma forma, residindo, entre 2015 e 2020, na Casa Vicentina do Amial, no Porto; de 2020 a 2023, dadas as limitações de idade, passou para a comunidade dos missionários vicentinos da Santa Quitéria, Felgueiras”, destaca.

LS

Partilhar:
Scroll to Top