Viana do Castelo: «Não levantemos alfândegas na Igreja», afirma D. João Lavrador

Bispo diocesano presidiu à Missa de encerramento da Semana da Diocese e referiu-se ao papel dos jovens «na edificação e renovação da Igreja»

Viana do Castelo, 06 nov 2023 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, presidiu este domingo à Missa de encerramento da Semana da Diocese, na Sé, apelando a que não se transforme a Igreja numa alfândega.

“Convido a acolhermos a palavra ou as palavras que o Papa Francisco nos dirigiu em agosto passado, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, ao dizer que a Igreja não seja uma alfândega para selecionar quem entra e quem não entra. Insiste então, sublinhando todos, cada um com a sua vida às costas, com os seus pecados, assim como é diante de Deus, como é diante da vida todos, todos. Não levantemos alfândegas na Igreja. Todos”, lembrou o bispo na homilia.

Citando a liturgia deste domingo, a leitura da Profecia de Malaquias (1,14b-2, 2b.8-10), “Não temos todos nós um único pai? Não foi o mesmo Deus que nos criou? Então porque somos desleais uns para com os outros profanando a Aliança dos nossos pais?”, D. João Lavrador salientou que Deus não faz aceção das pessoas e que convida os cristãos a atuar do mesmo modo.

“Somos uma comunidade de irmãos todos e cada um testemunhando o evangelho, servindo a pessoa e a sociedade”, afirmou ainda o bispo, que completou dizendo que todos são “convidados a edificar uma comunidade de discípulos missionários”.

Dia 5 de novembro foi também o Dia da Diocese que teve como mote o pós-JMJ Lisboa 2023.

Os jovens tiveram a oportunidade de conversar com o bispo e peregrinaram até à Sé para a Eucaristia.

Foto: Pastoral Juvenil de Viana do Castelo

O bispo diocesano dirigiu uma palavra aos jovens, reconhecendo o papel que têm “na edificação e renovação da Igreja e o contributo que têm a dar para uma sociedade mais justa e uma cultura mais humana”.

D. João Lavrador assinalou ainda a Semana de Oração pelos Seminários, que se iniciou este domingo, com o tema bíblico “Não tenhas medo. Serás pescador de homens”, do Evangelho de São Lucas.

“Os seminários dedicam-se à formação sacerdotal, mas eles são mais do que isso”, começou por dizer.

“Eles são, tal como presbítero nas suas comunidades, promotores de vocações e, por isso, caros jovens, vós estivestes hoje o dia praticamente todo no seminário, a ele daqui a bocadinho voltareis para partilhares a vossa alegria. Olhai para ele como um convite da parte de Jesus Cristo a encontrar-nos com o senhor e perante ele decidirdes o vosso futuro. O senhor vos dirá, respondei-lhe”, concluiu.

No fim da celebração, D. João Lavrador consagrou a Diocese de Viana do Castelo a Nossa Senhora da Peneda, o único santuário diocesano de devoção Mariana, e o maior centro de peregrinação do Alto Minho; recentemente a romaria, que se realiza de 31 de Agosto a 8 de Setembro, foi classificada como património cultural imaterial, e ao mesmo tempo, todo o complexo patrimonial e o lugar foi classificado como Monumento Nacional
Após a consagração, a imagem de Nossa Senhora da Peneda foi colocada na capela lateral, junto ao crucifixo.

Na Missa de encerramento da Semana da Diocese, D. João Lavrador agradeceu também o trabalho de monsenhor Sebastião Pires Ferreira, que apresentou o pedido de dispensa das funções de vigário-geral da Diocese de Viana do Castelo.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top