Viana do Castelo: Instituto Católico elaborou «Exame de Consciência Ecológico» para a Quaresma

Viana do Castelo, 24 fev 2023 (Ecclesia) – A Comissão Laudato SI do Instituto Católico de Viana do Castelo fez um ‘Exame de Consciência Ecológico’, com “resposta às questões colocadas, momentos de agradecimento, reflexão, oração”, para o tempo litúrgico da Quaresma.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a Comissão Laudato Si’ para a salvaguarda da criação e conversão ecológica da Igreja do Instituto Católico de Viana do Castelo explica que este ‘Exame de consciência ecológico’ pode ser usado a nível individual ou paroquial, para preparar as confissões quaresmais nas paróquias.

“É uma ferramenta de oração e ação para uso em casa, escola, universidade ou comunidade, para um cuidado renovado pela criação e pelos mais afetados pelos danos ambientais”, assinala.

O ‘Exame de consciência ecológico’ para o tempo litúrgico da Quaresma tem seis etapas, e, segundo a Comissão Laudato SI do Instituto Católico de Viana do Castelo, cada pessoa “deve encontrar o seu próprio ritmo”, fazer uma pausa em cada etapa e “refletir mais profundamente nos desafios propostos”.

As diversas etapas deste exame são a ‘gratidão’, a ‘consciência’, a ‘compreensão’, a ‘conversão’, a ‘reconciliação’ e a ‘oração’, terminando com o pedido de “ajuda e orientação de Deus” para que se possa “cuidar da criação e dos mais vulneráveis, fortalecidos na busca comum pela justiça ecológica”.

Ao longo deste processo são colocadas diversas perguntas para reflexão, como onde foi sentida a presença de Deus na criação, se aceita o desafio do Papa Francisco “a não ignorar os gritos da Criação, dos pobres e da terra”, quais os desafios ou alegrias experimenta “ao recordar o cuidado com a criação” e como afastar-se de uma “cultura do descartável”.

Esta proposta é apresentada no contexto do tempo litúrgico da Quaresma, de 40 dias (a contagem exclui os domingos), que a Igreja Católica começou a viver esta quarta-feira, com a celebração de Cinzas, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência; serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (este ano a 9 de abril).

A Comissão Laudato Si’ para a salvaguarda da criação e conversão ecológica da Igreja do Instituto Católico de Viana do Castelo explica adaptou o seu ‘Exame de consciência ecológico’ do documento ‘Reconciling God, creation and humanity – An Ignatian Examen’ [‘Deus, a criação e a humanidade – Um exame inaciano], da responsabilidade do Gabinete de Justiça e Ecologia da Conferência da Companhia de Jesus (Jesuítas) do Canadá e dos Estados Unidos da América e da Rede de Solidariedade Inaciana [Office of Justice and Ecology of the Jesuit Conference of Canada and the United States and Ignatian Solidarity Network].

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top