Viana do Castelo: Diocese e município celebraram São Bartolomeu dos Mártires

Gabinete de Comunicação e Imagem – Município de Viana do Castelo

Viana do Castelo, 21 jul 2020 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Viana do Castelo presidiu a uma Eucaristia em honra de São Bartolomeu dos Mártires e Câmara Municipal local associou-se às homenagens do santo português, no último sábado.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado de Comunicação Social da diocese do Alto Minho, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinala que “celebrou São Bartolomeu dos Mártires como santo” e para “o homenagear” juntou-se à diocese, à Paróquia Nossa Senhora de Monserrate, ao Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e à ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho.

A canonização equipolente de Frei Bartolomeu dos Mártires, decidida pelo Papa Francisco por causa da “expansão do seu culto” e “santidade do seu ensinamento”, realizou-se no dia 10 de novembro de 2019, numa Missa de Ação de Graças presidida pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé), cardeal Angelo Becciu, na Sé de Braga.

Neste contexto, a Igreja celebrou, pela primeira vez, o dia do bispo e monge português São Bartolomeu dos Mártires como santo, a 18 de julho.

O bispo de Viana do Castelo presidiu à Eucaristia na igreja de São Domingos, e o programa comemorativo incluiu, por exemplo, um Concerto de Encerramento de Estágio da Arte Sinfónica | Orquestra ARTEAM, nos claustros do Convento de São Domingos.

O Teatro do Noroeste – CDV estreou ‘Bartolomeandros’, um percurso audiovisual com momentos expositivos e interativos, criados pelos integrantes das Oficinas Regulares de Teatro e o espetáculo ‘Visitações Bartolomeanas’ encerrou o programa festivo.

Gabinete de Comunicação e Imagem – Município de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo destaca que o túmulo dos anto português, na igreja de São Domingos, “é, ainda hoje, venerado e respeitado por uma população que não esquece o homem que foi um pregador, teólogo e pastor exemplar”.

Frei Bartolomeu dos Mártires, de seu nome Bartolomeu Fernandes, nasceu em Lisboa a 3 de maio de 1514; foi arcebispo de Braga numa ocasião em que a arquidiocese incluía os territórios das dioceses de Braga, Bragança, Vila Real e Viana do Castelo.

Ao longo do seu percurso, D. Frei Bartolomeu dos Mártires ficou conhecido pela sua preocupação com a estruturação da Igreja Católica local, do clero às comunidades católicas, e pelo seu empenho nas causas sociais, de modo particular junto dos mais pobres e doentes.

Depois de resignar em 1582, por motivos de idade, Frei Bartolomeu dos Mártires viria a falecer em 1590, no Convento de Santa Cruz, em Viana do Castelo.

O arcebispo português, que se afirmou como uma das vozes de referência no Concílio de Trento (1543 – 1563), foi declarado venerável a 23 de março de 1845, pelo Papa Gregório XVI, e beatificado a 4 de novembro de 2001, pelo Papa João Paulo II.

CB

Partilhar:
Scroll to Top