Viana do Castelo: Diocese apresentou hino do jubileu, que está em construção até ao cinquentenário

«Procurámos construir um Hino que oferecerá a dimensão poética e musical da caminhada» – Padre Jorge Alves Barbosa

Foto: Diocese de Viana do Castelo

Viana do Castelo, 26 out 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Viana realizou a abertura do Ano Pastoral 2024/2025, anunciou objetivos e o enquadramento deste novo ano, divulgou a mensagem, o calendário, e apresentou a imagem do seu 50º aniversário e lançou o Hino do Jubileu.

“Procurámos construir um Hino que oferecerá a dimensão poética e musical da caminhada que faremos nos próximos três anos. No texto, encontramos os principais elementos que nortearão a ação pastoral e celebrativa que marcará a preparação e realização do Ano Jubilar, nos anos de 2024/25, 2025/26 e 2026/27”, explica o padre Jorge Alves Barbosa.

O sacerdote, autor do texto e da música do Hino do Jubileu Diocesano de Viana do Castelo 1977-2027, intitulado ‘Uma Igreja de todos para todos’, assinala que o refrão procura apresentar “os elementos da temática geral do Jubileu” – “uma Igreja de todos para todos” – e as estrofes procuram “assumir as linhas próprias de cada ano”.

Neste sentido, o hino do jubileu dos 50 anos da criação da Diocese de Viana do Castelo, um cinquentenário que vão celebrar durante os próximos três anos, até 2027, apresenta “apenas duas estrofes”, que correspondem ao Ano Pastoral 2024/2025, que tem como lema ‘Comunidade à maneira dos Apóstolos: aberta e sem fronteiras’.

“Reservando a construção das outras estrofes para quando dispusermos de elementos mais concretos no que se refere a cada ano, sendo divulgadas no início dos próximos anos pastorais”, acrescenta o padre Jorge Alves Barbosa.

“Fazemos votos para que a música ajude também a todos os diocesanos quer a interiorizar melhor a mensagem deste período jubilar com as suas propostas e desafios, quer a alegria que nos invade pelo facto de podermos celebrar já cinquenta anos de vida diocesana, sobretudo aqueles de nós que vivemos os tempos de ansiosa expectativa e de luta pela criação da Diocese de Viana do Castelo”, desenvolveu o autor da letra e da música do hino jubilar.

A Diocese de Viana comemora os seus 50 anos, em 2027, e iniciou hoje, dia 26 de outubro, “um triénio comemorativo”, com a abertura do Ano Pastoral 2024/20235, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, onde anunciou os objetivos e o enquadramento deste novo ano pastoral, divulgou a mensagem e calendário pastoral, e apresentou também a imagem comemorativa alusiva a este cinquentenário.

“Nós queremos que a Diocese de Viana do Castelo seja verdadeiramente a expressão comunitária aberta a todos e que, através da promoção de serviços e ministérios eclesiais, seja de todos. Que não haja nenhum baptizado que não se reconheça membro activo e participante na comunidade cristã, mas a caminhar em conjunto: na sensibilização, na reflexão, no estudo e na aplicação das orientações pastorais que ajudarão a renovar as nossas comunidades, exigem a participação de todos os cristãos, das pessoas de boa vontade e de todas as comunidades cristãs, paróquias e outras”, desenvolveu o padre Jorge Alves Barbosa.

A Diocese de Viana do Castelo foi criada pelo Papa Paulo VI, através da Constituição Apostólica “Ad Aptiorem Populi Dei”, de 3 de novembro de 1977.

CB

Hino do Jubileu Diocesano 1977/2027: «Uma Igreja de todos para todos»

Refrão
Uma “Igreja de todos para todos” queremos ser,
Arautos da Esperança e da Fé que nos conforta;
Aos pobres e mais fracos, com Amor, sempre acolher,
– Será sempre bem-vindo todo o que, por bem, vier –
E, em busca da Verdade, bater à nossa porta.

Estrofes 2024/2025
1. Comunidades abertas, sem fronteiras,
Firmes na fé, mas prontas a partir;
Erguendo pontes em vez de erguer barreiras,
Seguindo os passos dos que quiserem vir…

2. Levando a todos o Pão e a Palavra,
Como Jesus nos diz no Evangelho;
Tornando fértil a terra dura e brava,
Fazendo novo o que antes era velho…

 

Viana do Castelo: «Renovação Pastoral» vai marcar preparação e celebração do jubileu diocesano, em 2027

Partilhar:
Scroll to Top