Viana do Castelo: Bispo participa em encontro sobre «sustentabilidade ambiental»

D. João Lavrador vai também refletir sobre os «desafios» do Papa Francisco

Foto: Agência ECCLESIA/MC

Viana do Castelo, 20 set 2023 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo participa hoje no encontro ‘Sustentabilidade ambiental: Que desafios nos lança o Papa Francisco?’, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Viana.

A Diocese de Viana do Castelo informa que o encontro ‘Sustentabilidade ambiental: Que desafios nos lança o Papa Francisco?’ conta com a participação especial de D. João Lavrador, o bispo da diocese do alto minho.

iniciativa ‘Sustentabilidade ambiental: Que desafios nos lança o Papa Francisco?’, com a participação do bispo D. João Lavrador, é organizada pela delegação local da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social – esta quarta-feira (20 de setembro), pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

O encerramento da sessão será feito pelo presidente do município local, Luís Nobre.

O Papa Francisco publicou a sua encíclica ‘Laudato si’, um documento social e ecológico, em 2015, e anunciou que vai publicar uma segunda parte deste documento, que é uma “revisão do que aconteceu desde a COP de Paris, talvez a mais frutífera”, no dia 4 de outubro; A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas na capital francesa, a COP 21, também se realizou em 2015.

O Vaticano, em 2020 (18 junho), cinco anos após a publicação da encíclica ‘Laudato si’, apresentou um “manual” de aplicação desse documento, com mais de 200 recomendações em defesa do ambiente e da vida humana.

As Igrejas e comunidades cristãs de todo o mundo estão a celebrar uma nova edição do ‘Tempo da Criação’, este ano, tem como tema ‘Que a Justiça e a Paz Fluam’, desde o dia 1 de setembro; uma iniciativa que começou com uma celebração ecuménica e termina na festa de São Francisco de Assis (4 de outubro).

O Papa Francisco, na mensagem para o ‘Tempo da Criação’ 2023, desafiou os líderes mundiais, que vão estar presentes na COP28, de 30 de novembro a 12 de dezembro, no Dubai, a “ouvir a ciência e começar uma transição rápida e equitativa, para acabar com a era dos combustíveis fósseis”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top